A Petrobras (PETR4) realizada nesta quarta-feira (19) a cerimônia de posse da diretora-presidente Magda Chambriard.
O evento acontecerá no Rio de Janeiro, às 15h30 (horário de Brasília), e contará com a presença do ministro da Fazenda Fernando Haddad. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também confirmou a presença na segunda-feira (17).
A confirmação da presença de Lula indica sua intenção de manter proximidade com o comando da Petrobras, de acordo com o “Valor”.
Questões de proximidade com o governo federal já geraram ruídos para a estatal. Anteriormente, o então presidente do Conselho, Jean Paul Prates, era acusado de se distanciar de Alexandre Padilha, ministro de Minas e Energia, uma das razões que levou à sua “fritura” no governo e, posteriormente, à sua demissão.
Chambriard falou pela primeira vez como presidente da estatal em uma coletiva de imprensa no último dia 27. Entre o que foi esclarecido, a nova CEO da Petrobras deu enfoque à exploração de novas e promissoras áreas de petróleo e defendeu o “abrasileiramento” dos preços de derivados.
Magda Chambriard é eleita presidente do Conselho do IBP
A indicação de Magda Chambriard à presidência do Conselho de Administração do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) foi aprovada pelo conselho da iantituição, na terça-feira (4).
Eleita de forma unânime, Chambriard passa a ocupar o cargo como membro do Conselho de Administração até março de 2025, quando termina o mandato do colegiado atual, segundo o IBP.
“É com grande satisfação que assumo a presidência do Conselho de Administração do IBP, instituição que, há 66 anos, se dedica ao avanço de uma indústria competitiva e sustentável”, disse Chambriard em nota do Instituto.
“Atuarei junto ao Conselho buscando soluções aos desafios do setor de petróleo e gás, em prol de um desenvolvimento contínuo da nossa indústria e comprometido com a segurança energética”, disse Magda Chambriard em nota divulgada pelo IBP”, afirmou.