A Suprema Corte dos EUA deu parecer favorável à Starbucks (SBUB34) em uma disputa da companhia contra o NLRB (Conselho Nacional de Relações Trabalhistas), o que pode limitar os poderes desta agência do governo norte-americano, que vem apoiando esforços de sindicalização de várias empresas.
O juiz Clarence Thomas declarou na quinta-feira (13) que, em seu parecer, as instâncias inferiores seguiram uma abordagem muito favorável ao NLRB quando determinaram a reintegração de sete funcionários da Starbucks (SBUB34) que haviam sido demitidos em 2022.
O caso que está sendo analisado começou em fevereiro de 2022, quando a empresa demitiu sete funcionários que tentavam sindicalizar uma loja em Memphis, no estado do Tennessee.
O NLRB entrou com uma queixa de práticas injustas e obteve de um tribunal federal uma liminar temporária que obrigava a empresa a recontratar os funcionários, conforme informações do “Jornal Correio”.
Starbucks x Zamp (ZAMP3): como comprar ativos de uma empresa em RJ
A aquisição das operações da Starbucks (SBUB34) no Brasil pela Zamp (ZAMP3), pode representar um desfecho trágico para uma das maiores marcas do mundo, que, após passar por diversos rumores e desafios no Brasil, continuará a ser uma marca de referência em alimentação.
Este movimento não só assegura a continuidade da Starbucks (SBUB34) no mercado brasileiro, mas também promete fortalecer a operação com a expertise da Zamp (ZAMP3), conhecida por gerenciar redes de fast-food, incluindo o Burger King no Brasil.
A aquisição foi no valor de R$ 120 milhões.
Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Societário, explicou que o processo geral de aquisição de ativos em uma recuperação judicial deve passar pelas seguintes etapas: proposta de aquisição, análise e aprovação judicial, assembleia de credores, autorização judicial, conclusão de venda e uso do valor da venda.
“Na Proposta de Aquisição, a Zamp, interessada em expandir sua presença no setor de alimentação, fez uma proposta para adquirir os ativos da Starbucks operados pela SouthRock no Brasil”, explicou o especialista.