A Stone (STOC31) reportou um lucro líquido ajustado de R$ 587 milhões no terceiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 18% em relação ao trimestre anterior e de 35% na comparação anual. A receita total da empresa alcançou R$ 3,357 bilhões, com um avanço de 5% e 7%, respectivamente, nessas bases de comparação.
“Tivemos um desempenho sólido que nos coloca no caminho para cumprir as metas estabelecidas para o ano”, afirmou Pedro Zinner, CEO da Stone, de acordo com o “Valor”. O executivo destacou os resultados positivos tanto no segmento de pagamentos quanto no de crédito, além de um progresso na estratégia para o segmento de software.
O volume total de pagamentos, incluindo cartões e Pix, foi de R$ 129 bilhões, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2023. No caso apenas dos cartões, o volume registrado foi de R$ 112 bilhões, uma alta de 8%.
O take rate (taxa por transação) para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) foi de 2,58% no terceiro trimestre, acima dos 2,54% do segundo trimestre e dos 2,46% registrados no terceiro trimestre de 2023.
A empresa fechou o trimestre com uma carteira de crédito de R$ 923 milhões, um aumento de 30% sobre o trimestre anterior e de 713% em 12 meses, superando sua meta para o final de 2024, que era de R$ 800 milhões.
Stone (STOC31) quer vender Linx e Totvs pode comprar
A Stone (STOC31) estaria buscando vender a Linx (LINX3), uma das principais provedoras de tecnologia para o varejo no Brasil. Para viabilizar a operação, a empresa teria contratado os bancos JPMorgan e Morgan Stanley, segundo informações apuradas pelo jornal Neofeed.
A notícia reacendeu o interesse dos investidores em uma possível aquisição pela Totvs (TOTS3), que já havia tentado comprar a Linx em 2020. Durante a conferência de resultados do 2T24, a administração da Totvs sinalizou que ainda poderia estar interessada na empresa.
A Linx, uma das maiores empresas de software do Brasil antes de ser adquirida pela STNE em 2020, é especializada em soluções de software para redes de varejo e franquias. Seus principais produtos incluem software de ponto de venda (POS) e sistemas ERP voltados para operações de lojas.