Negócio de US$ 3,5 bi

Suzano (SUZB3) fecha acordo de joint venture com Kimberly-Clark

A Suzano pagará US$ 1,734 bilhão para adquirir 51% da nova empresa formada na parceria

Suzano
Suzano / Foto: Divulgação

A Suzano (SUZB3) anunciou nesta quinta-feira (5) que fechou um acordo de joint venture com a Kimberly-Clark. O negócio envolve ativos globais de tissue — como papel higiênico, toalhas, guardanapos, lenços — e também a linha profissional.

A operação está avaliada em US$ 3,5 bilhões, segundo informações do Wall Street Journal.

A Suzano pagará US$ 1,734 bilhão para adquirir 51% da nova empresa formada na parceria. A transação é um dos maiores movimentos da história recente da companhia fora do segmento de celulose.

O acordo prevê que a empresa brasileira terá o controle da nova organização, enquanto a Kimberly-Clark ficará com os outros 49% e manterá seus ativos das linhas family care e professional business na América do Norte, além de algumas joint ventures em mercados que ficaram fora da operação.

O negócio envolve 22 fábricas em 14 países, que somam uma capacidade de produção de cerca de 1 milhão de toneladas anuais. Marcas regionais atualmente usadas pela Kimberly-Clark serão transferidas para a nova empresa, enquanto algumas marcas globais serão licenciadas — sem pagamento de royalties — para uso nas regiões incluídas.

Além disso, como informou o Money Times, a Suzano terá uma opção de compra da fatia restante (49%) da Kimberly-Clark. A opção poderá ser exercida a partir do terceiro ano após a conclusão do negócio, ou antes, em condições específicas.

Suzano (SUZB3): entenda a joint venture

O fechamento da operação está previsto para meados de 2026. A conclusão também está condicionada à aprovação dos órgãos reguladores, bem como ao encerramento de uma reorganização societária da Kimberly-Clark nas regiões envolvidas.

O movimento é visto como estratégico para a Suzano, que já manifestou interesse em diversificar seus negócios além da celulose. A companha tem entrado cada vez mais no mercado global de produtos acabados de papel tissue. Por fim, a companhia reforçou que a parceria une sua expertise industrial e eficiência operacional à força de marcas e capacidade de marketing da Kimberly-Clark, dona de nomes globais como Kleenex, Scott e Huggies.