
A Ultrapar (UGPA3) informou na última sexta-feira (24) que fechou um contrato para comprar 37,5% de participação na Virtu GNL Participações. A Ultrapar vai desembolsar R$ 102,5 milhões, sendo destinados R$ 85 milhões ao aporte de capital na Virtu.
A Virtu atua em logística de GNL (gás natural liquefeito), para uso próprio e de clientes da Eneva através de uma joint-venture. Além disso, para serviços movidos a GNL, incluindo operações de centrais de abastecimento dedicadas à sua frota de caminhões que utilizam gás natural liquefeito como combustível.
Com a aquisição, a Ultrapar passa a integrar o bloco de controle da Virtu, em conjunto com o fundo de investimento em infraestrutura Perfin Infra, que detém 75% do capital votante da companhia. Permanecerá como acionista relevante, detendo 25%, o sócio e fundador da Virtu, José Moura Jr.
“A entrada da Ultrapar neste mercado está alinhada à sua estratégia de investimento em novos setores em que possa contribuir para criação de valor, com alto potencial de crescimento e rentabilização”, disse a companhia, em fato relevante divulgado ao mercado.
A conclusão da transação ainda está sujeita a aprovação e ao cumprimento de condições regulatórias e pré-estabelecidas. Caso validada a operação, a Virtu GNL irá fazer parte da holding que engloba o posto Ipiranga, a Ultragaz e Hidrovias do Brasil.