Piores da Bolsa

Vale (VALE3): ações recuam puxadas pelo minério de ferro

Mercado também reage à decisão do conselho de prorrogar mandato do atual CEO

Vale (VALE3)
Vale (VALE3) / Foto: Divulgação

As ações da Vale (VALE3) iniciam a semana em queda e aparecem entre as piores da bolsa na manhã desta segunda-feira (11).

Um dos principais motivos da companhia ter iniciado a semana entre as maiores perdas do Ibovespa é a baixa do minério de ferro na China. O recuo nesta segunda (11) foi de 7,1% – a US$108,40 a tonelada.

O preço é o menor para o mercado à vista em sete meses. Desde o pico no mês de janeiro, o minério de ferro já caiu cerca de um quarto, pressionado pelo setor imobiliário e atividade manufatureira.

Perto das 12h20 (horário de Brasília), as ações ordinárias da Vale (VALE3) apresentavam um recuo de 2,94%, cotadas a R$64,07.

Vale (VALE3) prorroga mandato de CEO

O mercado também reage à decisão do conselho da Vale (VALE3), na sexta-feira (8), de prorrogar o mandato do atual CEO Eduardo Bartolomeu até dezembro.

Caso a decisão sobre o próximo nome a comandar a empresa seja tomada até abril do ano que vem, são os membros do Conselho atual que irão definir. No momento, um total de 13 membros formam o colegiado.

Desses, há os independentes (8) e os que estão vinculados a acionistas de referência (5). Essas acionistas são a Previ – fundo de pensão de funcionários do Banco do Brasil (BBSA3) – Mitsui & Co (TYO: 8031), Bradespar (BRAP4) e o representante dos empregados, segundo o Valor Investe.