A Vale (VALE3) informou no domingo (6) que interrompeu temporariamente a operação na usina de níquel de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, Pará.
A paralisação da planta da Vale (VALE3) ocorre devido a danos na rede de transmissão de energia da companhia elétrica local após o forte vendaval que ocorreu no sábado (5).
Não houve registro de incidentes referentes à segurança dos trabalhadores, das comunidades vizinhas ou dos ativos da mineradora em Onça Puma.
O restabelecimento da rede de transmissão de energia elétrica, como apontaram informações da operadora responsável, é aguardado até 15 de outubro.
Morgan Stanley destaca Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4) como favoritas
O Morgan Stanley colocou a Vale (VALE3) e a Gerdau (GGBR4) entre as favoritas globais para o setor de mineração e siderurgia para o quarto trimestre de 2024 (4TRI24).
Entraram na lista uma ação de mineração – o ADR (recibo de ações negociados nos EUA) da Vale (VALE3) – e uma de siderurgia – a Gerdau (GGBR4).
O Morgan Stanley tem recomendação de compra para os ADRs da Vale, com preço-alvo de US$ 15,50.
“Projetamos que a Vale registre um rendimento de dividendos decente nos próximos anos, apesar dos pagamentos referentes a Brumadinho/Mariana e na concessão ferroviária”, avaliou o banco.
A recomendação para a Gerdau (GGBR4) também é de compra, com preço-alvo de R$ 26. O Morgan vê uma relação risco-recompensa atraente e um lado positivo atraente para o preço-alvo.
“As ações parecem baratas tanto em comparação com seu múltiplo histórico quanto com seus pares. Vemos espaço para a geração de FCF (fluxo de caixa livre) da Gerdau surpreender positivamente se a empresa expandir o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) e reduzir o capital de giro de forma mais agressiva do que em nosso caso base”, apontou o banco.
As empresas finalizaram o terceiro trimestre de 2024 ampliando os ganhos frente ao trimestre anterior.