Mudanças na diretoria

Vale (VALE3): o que analistas esperam do processo de sucessão

A Genial Investimentos destacou que a antecipação da nomeação de Gustavo Pimenta como CEO já era esperada

Vale/ Foto: Canva/ Divulgação/ Montagem: Luiza Gonçalves
Vale/ Foto: Canva/ Divulgação/ Montagem: Luiza Gonçalves

A Vale (VALE3) anunciou, na noite de sexta-feira (20), as tão esperadas alterações no diretório da mineradora. Após as mudanças, o Bradesco BBI destacou que foram iniciados, na mineradora, os mandatos do novo CEO, do novo CFO interno e as restrições para os dois cargos vagos de membros independentes do presidente do Conselho de Administração da empresa.

Nesse sentido, o BBI chegou a pontuar, em seu relatório mais recente, que a sucessão de CEO da Vale (VALE3) dominou o noticiário corporativo nos últimos meses.

“Quanto ao Conselho de Administração, notamos que, desde as renúncias de José Luciano Duarte Penido e de Vera Marie Inkster, em 11 de março e 1º de julho, respectivamente, a companhia possui duas cargas vagos”, avaliou o BBI, de acordo com o “InfoMoney”.

Foi aprovado, então, a indicação de Heloisa Belotti Bedicks e de Reinaldo Castanheira Filho para os dois cargos de membros independentes do conselho. As propostas de nomeação serão submetidas à Assembleia Geral Extraordinária, que deverão ocorrer em novembro.

Para a Genial Investimentos, ambos possuem uma experiência sólida em governança corporativa e gestão financeira, com trajetórias que se destacam em diversas empresas.

A Genial também destacou que a antecipação da nomeação de Gustavo Pimenta como CEO já era esperada, considerando seu longo histórico na companhia e seu conhecimento em relação ao modus operandi da mineradora.

Vale (VALE3) detecta trincas em barragem com alerta máximo

No último dia 13 de setembro, a Vale (VALE3) informou ao mercado que foram detectadas “trincas superficiais” na barragem Forquilha 3, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG)

A barragem está atualmente em estado de emergência máxima e é monitorada constantemente.

“A Companhia mantém os órgãos públicos competentes informados e executa um plano de ação para investigação e correções, conforme necessário”, disse o comunicado.

De acordo com a empresa, os danos foram identificados durante uma inspeção de rotina, e inspeções adicionais estão sendo realizadas para avaliar a situação mais detalhadamente.

A mineradora garantiu que as condições de estabilidade da estrutura permanecem inalteradas.