Minério

Vale (VALE3): queda no custo deve se manter no 4T24, diz XP

O preço do minério de ferro continua incerto, dependendo de estímulos econômicos do governo chinês

Vale (VALE3)
Vale (VALE3) / Foto: Divulgação

A Vale (VALE3) apresentou resultados sólidos no terceiro trimestre de 2024, e a expectativa para o último trimestre do ano segue positiva, segundo análise da XP Investimentos.

No entanto, o preço do minério de ferro continua incerto, dependendo de estímulos econômicos do governo chinês, conforme afirmou o analista de mineração Guilherme Nippes no Morning Call da corretora nesta sexta-feira (25).

“O grande destaque dessa performance mais positiva foram os custos operacionais do minério de ferro”, afirmou Nippes, observando que o custo C1 (relacionado diretamente à extração) teve uma queda de 17% na comparação entre o segundo e o terceiro trimestre.

Entre os fatores que influenciaram essa redução de custos estão a depreciação do real, menores despesas de manutenção e uma maior diluição dos custos fixos devido ao aumento na produção. Além disso, a Vale registrou uma provisão adicional de US$ 1 bilhão, referente ao acordo de reparação da Samarco (fruto do rompimento da barragem de Mariana, em 2015).

Assembleia de acionistas da Vale vai discutir eleições da empresa

Vale (VALE3) vai discutir novos eleitos na empresa em AGE (Assembleia Geral Extraordinária) com acionistas marcada para 14 de novembro, às 10h, em formato online. A reunião vai abordar a eleição de Heloísa Belotti Bedicks como membro do Conselho de Administração, que deve permanecer no cargo até AGE em 2025.

A eleição de Reinaldo Duarte Castanheira Filho como membro do Conselho de Administração também será discutida. Assim como Bedicks, ele deve cumprir o prazo de gestão até AGE em 2025.

Outros assuntos a serem abordados são a aprovação do Protocolo e Justificação da Incorporação da ALPA (Aços Laminados do Pará), subsidiária integral da Vale; e a ratificação da nomeação da Macso (Macso Legate Auditores Independentes), empresa especializada contratada para proceder à avaliação da ALPA.

Além disso, vai ser discutida a incorporação da ALPA, sem aumento de capital e sem emissão de novas ações.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile