"Sólida performance operacional"

Vivara (VIVA3) avança 92% no lucro líquido do 2TRI24, para R$ 211 mi

A companhia destaca que o resultado reflete uma sólida performance operacional

Vivara/divulgação
Vivara/divulgação

A Vivara (VIVA3) reportou um lucro líquido de R$ 210,96 milhões no segundo trimestre de 2024, marcando um crescimento impressionante de 91,8% em comparação aos R$ 109,98 milhões do mesmo período de 2023.

A empresa atribui parte desse desempenho ao registro de créditos de PIS/COFINS relacionados à compra de matéria-prima, que totalizou R$ 100,4 milhões no trimestre. Deste valor, R$ 82,1 milhões foram contabilizados como outras despesas (ou receitas) e R$ 18,3 milhões como receita financeira. 

Além disso, a Vivara destacou que o resultado reflete uma sólida performance operacional, impulsionada pelos investimentos na nova planta de Manaus, que aumentaram os níveis de depreciação e amortização.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ajustado) alcançou R$ 164 milhões, o que representa um crescimento anual de 23,9%.

Crescimento de receita líquida e bruta no 2T24 da Vivara (VIVA3)

A receita líquida  da Vivara (VIVA3) alcançou R$ 656,3 milhões no trimestre, marcando um crescimento de 17,2% em relação ao segundo trimestre de 2023. 

Parceiros

Esse avanço foi impulsionado por um aumento de 10,8% no volume de peças vendidas em comparação ao ano passado. Além disso, o preço médio das peças subiu 7,5%, refletindo a eficácia da estratégia de produtos e a política de precificação da empresa.

No mesmo período, a receita bruta, descontadas as devoluções, da companhia totalizou R$ 836,6 milhões, um crescimento de 19,2% em relação ao 2T23.

O desempenho é atribuído a (i) um aumento de 19,9% na área de vendas ao longo dos últimos 12 meses, com a abertura de 69 novos pontos de venda, e (ii) um crescimento de 11,6% nas vendas mesmas lojas (SSS), incluindo as vendas online.

O canal de lojas físicas teve um aumento de 22,2% no 2T24 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A empresa atribui esse crescimento ao melhor gerenciamento de estoque nas lojas durante a sazonalidade, começando em maio, o que resultou em um incremento de 8,6 pontos percentuais na taxa de crescimento de junho de 2024 em relação a junho de 2023, comparado ao crescimento de abril do mesmo ano.