Mercado

XP (XPBR31) se torna investidora oficial da NBA

Anúncio acontece seis meses depois da marca anunciar parceria inédita com a liga esportiva NFL

Rodrigo Vicentini, o head da NBA Brasil e Lisandro Lopez, CMO da XP Inc
Rodrigo Vicentini, o head da NBA Brasil e Lisandro Lopez, CMO da XP Inc. / Foto: Vivian Koblinsky/Divulgação

A XP Inc. (XPBR31) anunciou, nesta terça-feira (2), mais uma liga esportiva parceira: a gigante norte-americana NBA (National Basketball Association).

Em 2023, a XP firmou contrato com a NFL (National Football League), liga esportiva profissional de futebol americano dos EUA. A parceria inédita consagrou a empresa como a primeira no Brasil a firmar contrato com a NFL.

Através de um vídeo divulgado nas redes sociais da investidora, Lisandro Lopez, CMO da XP Inc., anunciou a parceria. “NFL e NBA, duas das ligas esportivas mais valiosas no mundo, agora na XP. Vem aí muitas outras oportunidades para a gente fortalecer a nossa marca e impulsionar o nosso negócio”, disse.

Ainda sem maiores detalhes sobre quais serão as ações resultados da parceria, as empresas adiantaram que “clientes XP terão acesso a experiências exclusivas, especialmente na NBA House, ativação que acontecerá em junho, em São Paulo, durante a final do campeonato”.

De acordo com Lopez, a marca NBA tem “tudo que nós queremos construir em termos de aspiração, construção de marca, lifestyle”.

Ainda não há definição sobre inserções da marca XP em transmissões dos jogos da liga de basquete americana no Brasil. Segundo Lisandro Lopez, a empresa desenha um plano e estuda essa possibilidade, embora outros agentes também tenham que entrar nas conversas para eventuais anúncios ao vivo.

XP busca público da NBA como clientes

Além da expansão do interesse de brasileiros por ligas esportivas americanas populares, como NBA e NFL, a avaliação da XP é que há uma convergência do público que vem se formando com aqueles que a companhia busca.

“Eu vejo, por exemplo, mesmo nas minhas redes sociais: nos jogos da NBA, nas finais, todo mundo publicando que foi a um jogo, que está assistindo”, conta Lopez.

A princípio, a parceria é pautada no mercado brasileiro, mas as empresas não excluem a possibilidade de que portas sejam abertas fora do país.

Empresa tem ampliado atuação no ramo de esportes

Além das parcerias com as ligas esportivas NBA e NFL, a XP Inc. é patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para o ciclo das Olimpíadas de Paris 2024.

A instituição também assessorou o Cruzeiro na venda de sua SAF ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

A XP Asset, gestora de recursos da XP Inc, lançou, em parceria com a Life Capital Partners (LCP), um fundo para e investir nos direitos comerciais e de transmissão do campeonato brasileiro dos clubes integrantes da Liga Forte Futebol e do Grupo União.

XP lucra R$ 1,04 bi no 4TRI23, com alta anual de 33%

As receitas da XP Inc. mostraram crescimento relevante no quarto trimestre de 2023 (4T23). O lucro líquido fechou em R$ 1,04 bilhões, uma alta de 33% na comparação anual, no entanto, 4% menor que o trimestre anterior. Os dados marcam um aumento também da eficiência da instituição.

Enquanto isso, considerando todo o ano, a XP conseguiu lucro líquido de R$ 3,9 bilhões, alta de 9% se comparado a 2022. Além disso, a receita bruta da assessoria de investimentos fechou com R$ 4,3 trilhões, crescimento anual de 29%, de acordo com o InfoMoney.

Alguns fatores impulsionam esses números, entre eles, o crescimento de 24% na receita de varejo, para R$ 3,152 bilhões. Além do avanço de 27% na receita líquida, seguindo a equivalencia de comparação, para R$ 4,046 bilhões.