O lucro líquido da Petz (PETZ3) foi de R$ 23,8 milhões no segundo trimestre de 2025; no mesmo período do ano passado o lucro foi de R$818 mil. O balanço da companhia foi divulgado nesta quinta-feira (7).
Em base ajustada, o resultado avançou 81,8% no comparativo anual, para R$ 18,5, disse o MoneyTimes. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado somou R$ 83,6 milhões no trimestre, crescimento de 39,5% ano a ano.
Os analistas esperavam, em média, um lucro líquido de R$8,5 milhões e Ebitda de R$103,7 milhões para a varejista, segundo dados da LSEG.
A receita bruta da Petz foi de R$ 1,06 bilhão, alta de 8,6 %, com destaques para o canal B2C (R$ 999,2 milhões, com alta de 8,5 % no ano) e B2B (R$ 34,3 milhões, com alta de 9,8 %), além de serviços e outros.
Já a receita líquida registrada foi de R$ 887,3 milhões, um avanço de 8,5% na base anual. Avanço é sustentado pela expansão de vendas mesmas lojas e pela participação crescente das marcas próprias — que chegou a 12,5 % do mix, alta de 0,3 ponto percentual.
O lucro bruto alcançou R$ 417,9 milhões, o que representa uma alta de 9,1%, com margem de 39,2 %, reflexo da estratégia de precificação mais assertiva e do mix de produtos. As despesas operacionais totalizaram R$ 334,4 milhões, que equivalem a 31,4% da receita, beneficiadas pela diluição de custos e pelo controle rigoroso de G&A
Da perspectiva financeira, a Petz (PETZ3) gerou R$ 56,5 milhões de caixa operacional e encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 45,5 milhões, equivalente a apenas 0,2 vezes o Ebitda ajustado.
A administração da varejista destacou que as medidas de otimização do centro de distribuição, a maturação do parque de lojas e os reajustes de preço praticados pelos fornecedores foram cruciais para restaurar margens e sustentar o ritmo de investimentos em expansão, manutenção e tecnologia.
Entre as iniciativas de destaque, de acordo com a própria empresa Petz, estão a gamificação de vendas, a expansão do programa de assinatura Clubz e o lançamento do Seres Saúde, além dos programas de ESG, como o Adote Petz e o novo Relatório de Sustentabilidade.
A companhia também afirma que aprovação pelo CADE da combinação de negócios com a Cobasi, sem restrições, abre caminho para consolidar a liderança no mercado pet, com potencial de 10% de market share, reforçando a confiança em um segundo semestre de 2025 igualmente promisso.