O mercado atual, em qualquer segmento, é marcado pela concorrência acirrada, forte presença na internet e em redes sociais, plataformas integradas e uso de inteligência artificial. Tudo isso cria um ambiente favorável para a coleta de dados e posterior análise para adotar estratégias de marketing direcionadas para determinado público-alvo.
Uma pesquisa feita pela TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, revelou que cerca de 70% dos lojistas brasileiros acreditam e estão cientes da importância da análise de dados como ferramenta de aprimoramento de estratégias de marketing e adequação ao cenário atual do mercado. No entanto, essa mesma pesquisa demonstra que 43% das empresas não conseguem captar padrões de consumo através dos meios de canais de comunicação ou dos meios de venda online.
Por que é tão importante captar e analisar dados?
A análise de dados é fundamental para o conhecimento intrínseco do público-alvo de cada empresa, seus hábitos de compra, períodos de maior chance de conversão, estratégias de marketing direcionadas, entre outras vantagens.
Ao analisar diversos dados coletados, como idade, gênero, região, período do dia em que o acesso foi feito e datas com maior número de vendas, é possível redesenhar o site ou aplicativo para garantir uma melhor experiência do cliente, seja com ofertas, melhor usabilidade do canal digital, resolução de problemas mais rápida, uso de omnicanal, etc.
A análise de dados revela também os pontos de demanda de atenção em relação à logística de estoque, fornecimento, entrega ao consumidor final e demandas em datas sazonais. Muitas vezes, podem ser encontrados os chamados “gargalos invisíveis”, que impedem o alcance de determinadas metas por serem problemas intrínsecos e conectados em diversas facetas da gestão e que não são obviamente observáveis.
Outro ponto importante a ressaltar é que fazer uma constante análise de dados revela tendências de novos mercados, oportunidades de crescimento e pioneirismo. A tomada de decisões com base em dados coletados e analisados de forma extenuante reduz riscos tanto de investimento como de rejeição de mercado.
Como implementar a análise de dados?
Existem muitas maneiras de implementar a análise de dados em uma empresa, a depender da fatia de mercado que ela ocupa, quais atividades, produtos e serviços ela oferece. A coleta pode ser extremamente simples, como responder a um formulário no momento de finalizar a compra, ou mais complexa, como o uso de softwares e IAs para armazenamento e coleta. Outro ponto importante é a necessidade da contratação de analistas de dados competentes, formados em análise de dados, curso tableau,entre outros, para decifrar e apresentar de maneira clara à gerência os pontos fortes e as necessidades da empresa com base no que foi coletado.