Domínio

Alibaba ganha US$ 50 bi após alta na receita de IA

Inteligência artificial marca recuperação da gigante chinesa e ameniza preocupações sobre guerra no e-commerce

Alibaba (BABA34) reporta lucro de US$ 2
Alibaba / Foto- Divulgação

As ações do Alibaba deram um salto de mais de 19% após a divulgação de um aumento na receita proveniente da IA, evidenciando um avanço constante da companhia em relação às rivais.

O líder do comércio eletrônico da China registrou um ganho de três dígitos na receita de produtos relacionados à IA, bem como um salto de 26% nas vendas da divisão de nuvem, melhor do que o previsto – o negócio mais intimamente ligado ao boom da inteligência artificial. 

Isso ajudou a acalmar os investidores nervosos com as consequências de uma batalha cada vez mais acirrada com a Meituan e a JD.com no comércio eletrônico.

As ações do Alibaba tiveram a maior valorização intradiária desde novembro de 2022 em Hong Kong, aumentando o valor de mercado da empresa em mais de US$ 50 bilhões.

O volume de negócios das ações marcou uma alta recorde no início da tarde. A recuperação ajudou a energizar a esfera mais ampla da IA: O desenvolvedor de Ernie, Baidu, avançou até 5,8%, enquanto a Tencent também subiu.

“O aumento de três dígitos na receita de IA e as vendas robustas na nuvem mostram que o Alibaba está se reposicionando para obter relevância de longo prazo na pilha de tecnologia, e não apenas o domínio do varejo”, disse Charu Chanana, estrategista-chefe de investimentos da Saxo Markets.

O progresso do Alibaba em IA, onde é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento da inteligência artificial chinesa, ajudou a encobrir as preocupações sobre a batalha que envolve o comércio online.

Isso causou mais impacto do que o previsto aos concorrentes do comércio eletrônico do país: A JD teve um lucro caindo pela metade no semestre, enquanto a Meituan alertou sobre grandes perdas, desencadeando uma venda de US$ 27 bilhões em ações das três empresas na semana passada.

O elemento IA ajuda a explicar por que as ações do Alibaba ultrapassaram facilmente seus rivais mais dependentes do comércio este ano.

O Alibaba também está presente internacionalmente com algumas das plataformas de compras on-line mais reconhecidas do mundo, da Lazada ao AliExpress.