Patrimônio de R$ 471,2 mi

Alpargatas troca administração de previdência e escolhe a Vivest

Transição para o maior fundo de pensão de empresas privadas no Brasil

Foto: Repridução
Foto: Repridução

A Vivest (anteriormente conhecida como Funcesp), o maior fundo de pensão de empresas privadas no Brasil, assume a administração do plano de previdência dos funcionários da Alpargatas S/A.

O plano, que estava sob a gestão da Alpaprev, conta com 16,4 mil participantes e possui um patrimônio de R$ 471,2 milhões.

“Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos pelo grupo Alpargatas para administrar o plano de previdência de seus funcionários. É uma empresa global, com uma história inspiradora e de sucesso e que tem profunda conexão com os brasileiros”, comemora o presidente da Vivest, Walter Mendes.

Vivest

Fundada há 55 anos no setor elétrico, a Vivest era conhecida até meados de 2020 como Fundação Cesp, em referência à sua principal patrocinadora, a Cesp.

Com a privatização das empresas de energia nos anos 1990, algumas das patrocinadoras foram desmembradas, mas a fundação continuou ligada ao setor energético. 

No entanto, em 2020, a fundação passou a se chamar Vivest e iniciou uma estratégia para diversificar seus patrocinadores, abrangendo novos setores e transformando-se em uma entidade multipatrocinada.

Em setembro de 2021, a Vivest assumiu a administração do plano previdenciário da Ford, que estava se retirando do Brasil. Em fevereiro de 2022, conquistou a gestão do plano da Vem Conveniência, uma joint venture entre a Vibra (antiga BR Distribuidora) e as Lojas Americanas. 

Em julho de 2023, ganhou a administração do plano da Roche, uma renomada farmacêutica global, e agora agrega à sua carteira o plano de previdência da Alpargatas.

“Com a vinda da Alpargatas, expandimos nossa atuação, nessa parceria com uma das empresas nacionais de maior sucesso no mercado internacional”, afirma Mendes. A Vivest informa que a transferência da gestão não altera as regras do plano Alpaprev nem os direitos dos seus participantes e assistidos, assim como não haverá mudanças em relação ao seu patrocínio pela Alpargatas.

O Alpaprev anunciou em seu site que a decisão de terceirizar a administração do plano foi motivada por dois principais fatores: a complexidade do mercado de previdência e a eficiência oferecida por empresas especializadas na área.

De acordo com a administração da Alpargatas, a parceria com a Vivest não apenas melhora a gestão e o desempenho do plano, mas também reduz os custos para os participantes.

A Vivest informou que, até que a transferência seja concluída, o Alpaprev continuará responsável pelo contato com os participantes, pelo pagamento de benefícios e pelo recolhimento de contribuições. 

Quanto aos investimentos, a gestão dos ativos seguirá sendo realizada por gestores externos, mas sob a supervisão da Vivest, que garantirá a conformidade com a visão de longo prazo e a Política de Investimentos do plano.