
A Amazon deve anunciar a demissão de 30 mil funcionários a partir desta terça-feira (28), disse a agência de notícias internacional Reuters, via Exame. De acordo com as informações, a medida é parte de um plano para reduzir custos e ajustar o quadro de profissionais após o período de forte expansão durante a pandemia de Covid-19.
O número é equivalente a 10% dos 350 corporativos da companhia e este pode se tornar o maior corte desde 2022, quando cerca de 27 mil vagas foram eliminadas. No total, a empresa tem 1,55 milhão de trabalhadores no mundo.
Segundo a agência, as demissões vão impactar diversas áreas, inclusive recursos humanos (People Experience e Tecnologia), dispositivos e serviços, além de operações. Os gestores das divisões afetadas foram orientados a participar de treinamentos internos sobre como conduzir as comunicações com as equipes.
Os avisos de desligamento devem começar a ser enviados na manhã de terça-feira.
A Amazon não comentou oficialmente o assunto. Nos últimos dois anos, a empresa já havia feito demissões graduais em setores como comunicação, podcasting e desenvolvimento de dispositivos como parte de um processo contínuo de racionalização de despesas.
Os cortes de trabalhadores acontecem três dias antes da divulgação dos resultados do terceiro trimestre, marcada para a quinta-feira (30).
Amazon resolve pane na nuvem; serviços retomam
A AWS (Amazon Web Services) informou, na manhã desta segunda-feira (20), que conseguiu mitigar a instabilidade que afetou seus serviços nas primeiras horas do dia. A falha impactou produtos como Alexa, Prime Video, o site da Amazon e outros sistemas que dependem da nuvem da companhia como Mercado Livre, Disney e Roblox.
Em comunicado divulgado por volta das 8h (horário de Brasília), a AWS afirmou que o problema estava relacionado ao DNS, responsável por converter nomes de sites em endereços IP. “O problema subjacente de DNS foi totalmente mitigado, e a maioria das operações dos serviços da AWS estão sendo bem-sucedidas normalmente agora”, declarou a empresa.
Apesar disso, a AWS alertou que “algumas requisições podem estar sendo limitadas” enquanto o processo de normalização completa continua. Serviços como CloudTrail e Lambda, usados por desenvolvedores para monitoramento e execução de aplicações, ainda processam um acúmulo de eventos (backlog), reflexo do tempo de instabilidade.