Em meio a crise, a Ambipar (AMBP3) deve protocolar um pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (20), disse o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Às 15h49 (horário de Brasília), as ações da empresa de gestão ambiental disparavam 44,74%. Somente no mês de outubro, os papéis da Ambipar caíram 94% na bolsa brasileira. Informações via Infomoney.
A Ambipar tem até a quinta-feira (23) para efetuar o pedido; data marca o prazo em que a companhia está protegida contra vencimentos. “Estamos avaliando, pois temos até o dia 23. É provável que seja amanhã”, disse uma fonte familiarizada com o assunto ao Pipeline.
A empresa chegou a tentar uma solução por fora da recuperação judicial e obter o apoio de credores. Entre eles, estão debenturistas brasileiros e investidores detentores de bonds no exterior. Apesar disso, o impasse com alguns bancos locais, em especial o Itaú (ITUB4), teria inviabilizado um acordo mais amplo.
Ambipar (AMBP3) obtém vitória na Justiça contra Bradesco
A Ambipar (AMBP3) obteve vitória contra o Bradesco na Justiça de São Paulo. O banco havia acusado a empresa de fraudar credores e solicitado restrições ao controlador Tercio Borlenghi.
A juíza Ana Laura Correa Rodrigues, da 3ª Vara Cível, negou o pedido e extinguiu o processo, afirmando não haver indícios de ocultação ou dissipação de bens, segundo o jornal Valor Econômico.
Paralelamente, a Ambipar move ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contra o Bradesco e o Opportunity, acusando-os de executarem antecipadamente garantias de dívidas de Borlenghi, contrariando medida cautelar que protege o empresário.
B3 retira Ambipar (AMBP3) de índices após crise
A B3 irá retirar a Ambipar (AMBP3) dos índices dos quais a empresa faz parte, afirmou a bolsa nesta quinta-feira (9). A B3 também não irá renovar as ações verdes da empresa de gestão de resíduos. A Ambipar tem suscitado dúvidas sobre a liquidez e a governança da empresa, que fizeram as suas ações desabarem.
De acordo com a Reuters, via Investing.com, as ações da empresa estão nos índices Brasil Amplo, de Diversidade, de Governança Corporativa Trade, de Ações com Governança Corporativa Diferenciada, de Governança Corporativa Novo Mercado, de Sustentabilidade Empresarial, de Ações com Tag Along Diferenciado, MidLarge Cap e Utilidade Pública.
No comunicado, a B3 afirmou que as ações deixarão de fazer parte das carteiras ao preço de fechamento do dia 15 de outubro e que a sua participação será redistribuída aos demais ativos.