
A Americanas (AMER3) vai lançar um novo programa de fidelidade com o intuito de conhecer melhor os hábitos de compras dos clientes e estimular o consumo em suas lojas.
O programa “Cliente A” será lançado em três fases e contará com um sistema de pontos integrado ao cartão de crédito da marca, e a sistemas como a Livelo e a Dotz. Além disso, a empresa pretende, no futuro, interligar o programa a outros meios de pagamento, como o crediário da Americanas, que será lançado nos próximos dias.
Na próxima semana, as lojas da Americanas vão oferecer descontos aos clientes que fornecerem CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número de telefone no caixa e passarem a fazer parte da iniciativa. Neste primeiro momento, o “Cliente A” teria acesso a descontos vantajosos nas lojas e a acumular pontos que também poderiam ser utilizados para abater valor de outras compras no caixa.
Para quem utilizar o cartão de crédito da marca, além disso, pode multiplicar a geração de pontos do programa. Para a Americanas, a principal vantagem dessa etapa é conseguir identificar as compras e, a partir disso, construir uma base de dados sobre as vendas das lojas físicas da rede.
Na segunda fase, a empresa passaria a rentabilizar esses dados. Para cada compra realizada na loja, o cliente receberá brindes para fazer compras em estabelecimentos parceiros.
Segundo o vice-presidente de Crescimento da Americanas, Tiago Abate, a empresa irá respeitar todos os termos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) – norma que exige que todos os dados pessoais se mantenham anônimos, preservando a privacidade e intimidade de cada indivíduo.
Por fim, na terceira fase, a empresa deve conectar a iniciativa em seu ecossistema, possibilitando que o programa seja acessado no aplicativo da empresa, barrando a dependência de um aplicativo especializado apenas ao programa.
Programa Crediário
A Americanas vai passar a oferecer crédito ao cliente, sem depender de linhas bancárias ou grandes investimentos da companhia. A ideia é que essa carteira de crédito cresça de forma gradual, conforme o pagamento desses parcelamentos de compras renderem bons juros à empresa, a mesma seria capaz de colocar ainda mais recursos no fundo e financiar mais compras.
Tiago Abate sinalizou que o novo programa de fidelidade e o lançamento do crediário são formas de buscar o crescimento para a empresa, sem precisar de grandes injeções de capital – inviável para uma companhia em recuperação judicial.
Abate desconsiderou a estrutura já criada na Ame – braço de finanças da empresa que foi descontinuado após a crise da varejista, em 2023. Segundo ele, a fintech foi construída de uma forma que tornava a rentabilidade da empresa difícil. No novo programa, foi reaproveitado somente a base de dados e algumas questões técnicas, sem nenhuma aplicação financeira.
No primeiro semestre de 2025, o volume total de vendas da Americanas foi de R$ 9,3 bilhões, em sua maioria, pela presença no varejo físico. Em comparação ao primeiro semestre de 2024, as vendas totais caíram 6,6%, devido à redução da operação de venda de terceiros no comércio digital da companhia.