A abertura de lojas por parte do varejo aponta para desaceleração em 2025. A alta de juros está pressionando as estratégias de crescimento da maioria das empresas, disse o CEO (presidente- executivo) do grupo Carrefour (CRGB3) nesta quarta-feira (19).
De acordo com o presidente Stéphane Maquaire: “podemos ter em 2025 um ano de menor quantidade de lojas abertas no atakarejo”. A afirmação foi feita em reunião com analistas do setor de varejo após a publicação dos resultados do quarto trimestre do Carrefour no Brasil.
“Foram mais ou menos 100 lojas abertas no ano passado, o que já foi bem menos que em 2023 e 2022”, disse o executivo que também reforçou a prioridade da companhia em realizar desalavancagem e menos abertura de novas lojas.
Carrefour aprova emissão de R$1,66 mi em dividendos; veja valor por ação
Em assembleia, o conselho do Carrefour Brasil (CRFB3) deliberou o pagamento de R$1,66 milhão em dividendos para seus acionistas. Os dividendos são complementares e se somam aos juros sob capital próprio (JCP) de R$ 200 milhões pagos em janeiro.
Segundo a empresa, o valor distribuído por ação é de R$0,095 e equivale a 8,47% do lucro líquido ajustado. O valor é referente ao exercício social de 2024 com data que as ações serão negociadas como ‘ex dividendos’ ainda de ser informada. As informações foram apuradas pelo jornal Valor Econômico.
A companhia reportou um lucro líquido de R$ 1,17 bilhão referente ao quarto trimestre de 2024, mostra relatório enviado ao mercado nesta terça-feira (18). O montante representa uma reversão do prejuízo de R$ 565 milhões registrado no mesmo período em 2023.
Carrefour (CRFB3) tem lucro líquido ajustado de R$ 1,17 bi no 4T24
O Carrefour (CRFB3) reportou que teve um lucro líquido ajustado de R$ 1,17 bilhões no quarto trimestre de 2024, equivalente a uma alta de 240,5% em relação ao mesmo período de 2023. A empresa também registrou um aumento anual de 2,2% no Ebitda – lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações – ajustado, chegando a R$ 1,91 bilhões.
Sem o ajuste, a companhia reverteu prejuízo de R$ 565 bilhões registrado no ano passado para R$ 1,16 bilhões no 4T24. Os números do Carrefour foram melhores em todas as linhas nas divisões Clube e Cash & Carry (exceto na linha “outras receitas”, que teve queda de 77,9%).