Número de investidores cai

B3 (B3SA3) tem queda no volume financeiro em maio

O volume de mercados à vista, ligado a opções, somou uma média diária de R$ 24,7 bilhões

Ibovespa
Foto: Divulgação/B3

A B3 (B3SA3) registrou uma queda de 8,8% no volume financeiro de ações em maio de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Na comparação com abril, a contração foi de 3,4%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (12).

O volume de mercados à vista, ligado a opções, somou uma média diária de R$ 24,7 bilhões.

Além disso, o número de investidores também sofreu um recuo. Considerando os CPFs, em maio, o total foi de 5,116 milhões, uma queda de 3,3% na comparação anual. Segundo o “InfoMoney”, em abril, houve estabilidade, com uma pequena queda de 0,1%.

B3: rival carioca não tem chance no mercado

Dividir os ‘holofotes’ não tem sido uma preocupação para os negócios da B3 (B3SA3)Bolsa de Valores brasileira, há cerca de 25 anos. No entanto, a velha rivalidade entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro pode trazer de volta uma antiga concorrente no mercado financeiro. 

Na semana passada, o secretário de desenvolvimento urbano e econômico municipal do Rio de Janeiro, afirmou que a empresa ATG tem estudado uma reabertura da Bolsa na capital do estado, para concorrer com a B3.

A Bolsa carioca encerrou as operações em 2000. A possibilidade de levar a rivalidade a outros campos – além do futebol e da cultura – seria interessante, mas improvável, disseram especialistas ao BP Money.

“Toda concorrência é bem-vinda, inclusive à B3, mas nos mesmos produtos, e, considerando-se a intensidade do capital investido necessário, não será agora que veremos [uma nova Bolsa]”, avaliou Ricardo Martins, economista chefe da Planner Investimentos.

Tirar esse projeto do papel e transformá-lo em realidade pode encontrar obstáculos com os quais a B3 já exerce dominância. 

Uma Bolsa com cerca de 450 companhias não estimula concorrência, segundo Martins, por conta das exigência que as empresas de capital aberto brasileiras precisam atender e se adequar, na tentativa de atender bem os reguladores e o mercado.

.