'Sufocar' marca

Ben & Jerry’s: cofundador se demite e tece críticas à Unilever

“Não posso mais, em sã consciência, e depois de 47 anos, continuar como funcionário da Ben & Jerry’s”, afirmou executivo

Foto: Divulgação
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O cofundador da Ben & Jerry’s, Jerry Greenfield, anunciou sua demissão da empresa de sorvetes fundada em 1978. Segundo ele, a Unilever, controladora da marca desde 2000, tem sufocado a liberdade de manifestação da companhia em questões sociais.

“Não posso mais, em sã consciência, e depois de 47 anos, continuar como funcionário da Ben & Jerry’s”, afirmou Greenfield em carta publicada no site da campanha Free Ben & Jerry’s, citada pela Bloomberg. “A Ben & Jerry’s foi silenciada, deixada de lado por medo de incomodar os que estão no poder.”

Unilever e a Spin-Off

A saída ocorre em um momento delicado para a Unilever, que busca conquistar investidores enquanto prepara o spin-off de sua unidade de sorvetes, previsto para meados de novembro.

Conhecida por sabores icônicos como Chunky Monkey e Cherry Garcia, a Ben & Jerry’s sempre se destacou por sua atuação em causas sociais. Na época da aquisição pela Unilever, em 2000, foi firmado um acordo para preservar esse direito, com a criação de um conselho independente responsável por supervisionar a missão social da marca.

Nos últimos anos, porém, surgiram atritos entre a Unilever e esse conselho, que chegou a processar a companhia nos EUA alegando tentativas de restringir sua independência.

“É profundamente decepcionante chegar à conclusão de que essa independência, a própria base de nossa venda para a Unilever, se foi”, escreveu Greenfield.

GPA (PCAR3) anuncia saída de Diretor de Negócios

O GPA (PCAR3) informou que Fréderic Garcia renunciou ao cargo de Diretor de Negócios, responsável pelo formato de proximidade e por negócios especializados.

Durante o período de transição, Garcia continuará colaborando para garantir a continuidade das operações.

Em seguida, suas funções serão assumidas por Geraldo de Jesus Monteiro, atual Diretor de Operações, que já lidera as bandeiras Pão de Açúcar e Extra Mercado.

A companhia afirma que a mudança visa preservar a estabilidade operacional e estratégica das unidades.