Quase nove anos após o primeiro anúncio da construção, em julho de 2017, e após dobrar o volume de investimentos ao longo do caminho, a farmacêutica brasileira Biolab inaugura, em janeiro de 2026, a principal fábrica da companhia no país. Situada em Pouso Alegre (MG), a unidade terá capacidade de mais que dobrar a produção atual.
Com cerca de 80 mil m², a nova planta será responsável pela produção de mais de 200 milhões de unidades de medicamentos por ano. O custo total da obra ultrapassa R$ 1 bilhão.
“É possível que a gente faça ainda mais investimentos na planta. Ela vai dar suporte para os próximos 50 anos da empresa. Vamos dobrar a capacidade de produção só com um turno e ainda podemos implementar outros dois”, afirmou Fábio Amorosino, CEO da Biolab, em entrevista ao NeoFeed.
Atualmente, a Biolab possui parques fabris nas cidades paulistas de Taboão da Serra, Jandira e Bragança Paulista. No ano passado, a empresa comercializou 143 milhões de unidades de medicamentos.
Expansão e investimentos da Biolab em Pouso Alegre
Quando o projeto original da fábrica de Pouso Alegre foi lançado, o investimento previsto era de R$ 500 milhões, e a expectativa era concluir o empreendimento em quatro anos, até 2021. Contudo, a pandemia de Covid-19 atrasou o cronograma.
Em abril de 2023, a farmacêutica anunciou que dobraria o aporte devido ao impacto da inflação no período e ao aumento dos preços de materiais de construção e equipamentos. Entre 2017 e 2024, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) acumulou alta de 101,7%.
Segundo o executivo, a empresa atualmente possui cinco produtos em desenvolvimento, nas áreas de sistema nervoso central, ginecologia, diabetes e cardiologia.