Estratégia

BlackRock foca em fundos de pensão para se destacar no Brasil

A gestora de investimentos ainda não possui licença para gerir fundos de pensão em território nacional

Fonte: Divulgação
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Os fundos de pensão são a nova estratégia da BlackRock como forma de se destacar no mercado brasileiro. A maior gestora de investimentos do mundo ainda não possui licença para gerir fundos de pensão em território nacional, mas seu country manager (gerente regional), Bruno Barino afirmou que o obstáculo logo será ultrapassado.

“É uma evolução natural, não tem como não estar nesse mercado e não fazer”, revelou o executivo. O setor de fundos de pensão hoje acumula um capital de R$2,9 trilhões. Apesar de gerenciar ativos em 43 países, o Brasil não está no portifólio da Black Rock.

Barino foi responsável pelo FMO (multifamily office, da sigla em inglês), uma forma de gerenciamento da riqueza de famílias, da UBS Brasil e se juntou ao fundo de investimento após a operação sair bem-sucedida.

A UBS teve uma série de ETFs (Exchange Traded Fund, da sigla em inglês) foram comprados pela BlackRock, que acabou por herdar suas operações no Brasil e adquiriu fundos de índice do banco britânico Barclays em 2009. Os ETFs tem sido a principal estratégia da BlackRock desde então.

BlackRock domina ETFs e Offshores

Dos R$46 bilhões em ETFs listados no Brasil, a empresa controla 38% dos ativos em circulação. A gestora também possui US$17 bilhões em ativos de brasileiros sob gestão no exterior, em um mercado estimado em US$300 bilhões segundo o administrador do fundo para o Brasil.

“Por muito tempo, temos nos concentrado apenas nesses dois segmentos do mercado, mas não podemos gerar crescimento apenas daí”, afirmou. O representante destacou que a companhia estuda parcerias com gestores de fundo de pensão nacional para ajudar na empreitada.

Por enquanto, Barino assegurou que pode oferecer o serviço de consultoria com os funcionários da empresa no país e utiliza a plataforma Aladdin para oferecer instrumentos de gestão de riscos.

O supervisor comentou que como a BlackRock possui apenas uma pequena fatia do mercado de investimentos, não há necessidade de crescimento do mercado para haver protagonismo por parte da empresa. Os serviços da líder do segmento podem gerar economia ao cliente.