bradesco-bbdc4-2

O Bradesco (BBDC4) determinou o retorno ao trabalho presencial para mais de 900 trabalhadores de duas áreas, a partir de 2026, disse o Sindicado dos Bancários e Financiários de São Paulo Osasco e Região.

Em nota enviada ao Estadão, o banco afirmou que a definição da rotina de trabalho é determinada pela liderança de cada área, responsável por estabelecer o número ideal de dias presenciais e remotos como base nas especificidades operacionais. Informações via Istoé dinheiro.

“O Bradesco busca sempre um equilíbrio entre o presencial e o remoto, com foco na produtividade e no bem-estar das pessoas”, disse o banco. O Bradesco afirmou ainda que cerca de 50% dos seus mais de 82 mil funcionários trabalham de forma híbrida.

Segundo o sindicato, na segunda-feira (1º), o banco anunciou para 844 funcionários do departamentos de investimentos e 50 de uma das três diretorias da tesouraria (Mesa Clientes) vão voltar a trabalhar de maneira exclusivamente presencial a partir de 2 de janeiro de 2026.

O anúncio respeitou o prazo previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), que exige aviso prévio aos trabalhadores em caso de mudança no regime de trabalho.

De acordo com o sindicato, o Bradesco disse que haverá espaço suficiente para acomodar todas as pessoas da equipe e garantir que todos os trabalhos tenham condições para exercer as suas funções. “O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região está atento ao processo e reforça que o retorno presencial deve ocorrer com condições estruturais e organizacionais adequadas”, afirmou.

Vanderlei Alves, diretor do Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e bancário no Bradesco, afirmou que a mudança gerou insatisfação entre os funcionários da tesouraria. “Os bancários ficaram descontentes com a informação, já que muitos não batem o ponto e podem trabalhar de qualquer lugar. O banco sabe que os trabalhadores são comprometidos, mas quer ter o controle total sobre seus funcionários”, afirmou.

Com essa situação, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região convocou uma plenária virtual para ouvir os trabalhadores impactados e decidir os próximos passos de mobilização. Encontro será no dia 9 de dezembro (próxima terça-feira), às 19h.