
O Conselho de Administração do BRB anunciou nesta quarta-feira (19) que irá contratar uma auditoria externa especializada para “apurar os fatos investigados no âmbito da Operação Compliance Zero”, que prendeu Daniel Vorcaro e acarretou na liquidação extrajudicial do Banco Master.
No comunicado divulgado, o Banco de Brasília informa ter contratado “uma auditoria externa especializada e independente para apurar os fatos mencionados na referida operação, notadamente os relacionados às operações de aquisição de carteiras de crédito junto ao Banco Master”. Informações via Agência Brasil.
O banco também afirmou que vai investigar os procedimentos internos adotados para a aprovação dos negócios e as “possíveis falhas de governança ou de controles internos”, acrescentou ao reafirmar seu compromisso “com as melhores práticas de governança, transparência e prestação de informações ao mercado.”
O Conselho de Administração, por fim, afirmou que seguirá acompanhando de forma contínua o desdobramento dos fatos, mantendo os acionistas e o mercado devidamente informados.
Ibaneis Rocha volta atrás e indica Nelson Souza para CEO do BRB
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) voltou atrás na sua decisão de indicar Celso Elói para o cargo de CEO do BRB e decidiu escolher Nelson Antônio de Souza, ex-presidente da Caixa.
Paulo Henrique Costa, antigo CEO, foi afastado por 60 dias após a deflagração da Operação Compliance, que prendeu Daniel Vorcaro e acarretou na liquidação extrajudicial do Banco Master.
“O Celso Elói é muito preparado, mas o Nelson é mais experiente”, declarou o governador ao Times Brasil.
Já ao jornal Metrópoles, Rocha revelou que Nelson Souza foi a sua primeira opção para assumir o BRB em 2019, após a eleição. “À época, ele preferiu ficar na Caixa, e foi presidente do Conselho de Administração do BRB. É um dos maiores profissionais de mercado financeiro e tem larga experiência. O BRB continuará crescendo e se fortalecendo com essa nova gestão”
Nelson Souza confirmou que assumirá o cargo e que deve enviar os documentos para oficializar a transição. A indicação ainda precisa ser validada pelo BC (Banco Central) e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Elói assumirá uma diretoria do BRB.