O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (17) a compra do Grupo Wickbold- composto por seis empresas – pela Bimbo. A liberação foi mediante um Acordo em Controle de Concentrações (ACC).
Ambas as empresas atuam no segmento de panificação industrial. A Bimbo oferece pães, bolos, bisnagas e salgadinhos sob marcas como Pullman, Plusvita, Artesano, Ana Maria, Nutrella, Rap10 Bisnaguito, Crocantíssimo e Takis. Já a Wickbold comercializa pães prontos para consumo, bolos, biscoitos e panetones pelas marcas Wickbold, Seven Boys, Do Forno e Tá Pronto!.
As duas empresas atendem o canal varejista e atacadista e no food service, no fornecimento de produtos a restaurantes, lanchonetes, redes de fast food, hotéis e hospitais.
Remédios estipulados
Como de praxe, o Cade avaliou se a fusão entre as empresas se tornaria anticompetitiva, levando em consideração tanto a dimensão nacional quanto cenários regionais, com as particularidades dos fatores competitivos de cada categoria e as dinâmicas concorrenciais específicas de cada localidade do país.
Em seu voto, a conselheira-relatora Camila Pires-Alves destacou que a operação gera preocupações concorrenciais especiais em determinadas categorias, como pães de forma com grãos, bisnagas e bisnaguinhas e pães tipo tortilha/wrap, tanto em nível nacional quanto regional.
Sendo assim, foram estipulados remédios para fechar a compra. A marca Nutrella, da Bimbo, do segmento de pães saudáveis deve ser vendida. A marca Tá Pronto!, da Wickbold, do setor de tortilhas/wraps e concorrente direta da marca Rap 10, também deve ser vendida.
“No caso da Nutrella, o pacote inclui todos os direitos de propriedade intelectual da marca, o domínio nutrella.com.br, o inventário de pães de forma, pães com grãos, bisnagas e bisnaguinhas, além de materiais promocionais, listas de clientes recentes, contratos com fornecedores de insumos específicos e a cessão das fórmulas e receitas ligadas à produção dos produtos atualmente comercializados”, escreveu o Cade no site oficial.
“No desinvestimento da marca Tá Pronto!, serão transferidos ao comprador todos os direitos de propriedade intelectual, o inventário e materiais promocionais das tortilhas, a lista de clientes dos últimos 18 meses, bem como as fórmulas e receitas exclusivas do produto”.