Durante a manhã desta quarta-feira (1º), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a venda da NSP Investimentos, subsidiária da Novonor que controla a Braskem (BRKM5). A operação foi realizada por meio de um fundo ligado ao empresário Nelson Tanure.
Desde a aprovação da compra, às 10h20, as ações da Braskem reagiram positivamente à notícia, com alta de 5,18%, cotadas a R$ 6,91. Apesar das flutuações ao longo do dia, o bom desempenho se manteve até o momento.
Em maio, a Braskem já havia recebido uma proposta de compra do fundo Petroquímica Verde, mas o prazo de exclusividade expirou em agosto e o acordo acabou sem desfecho. Na sequência, os principais credores da companhia e a gestora IG4 passaram a negociar a venda da participação na empresa.
A Novonor detém 50,1% do capital votante da Braskem e vem tentando vender sua participação há alguns anos. No entanto, todas as tentativas anteriores — com a Adnoc, LyondellBasell, Unipar Carbocloro e J&F — não chegaram a um acordo.
Na última sexta-feira, a empresa informou que contratou assessores financeiros e jurídicos para auxiliar na elaboração de um diagnóstico financeiro e na avaliação de alternativas para otimizar sua estrutura de capital.