Dança das cadeiras

Casas Bahia (BHIA3) elege André Helmeister e Jackson Schneider para Conselho

O mandato dos executivos vigorará até a Assembleia Geral Ordinária que deliberará sobre as demonstrações financeiras de 2025

Foto: Casas Bahia/Reprodução
Foto: Casas Bahia/Reprodução

O Grupo Casas Bahia (BHIA3) informou que André Luiz Helmeister e Jackson Medeiros de Farias Schneider foram eleitos para duas novas vagas no Conselho de Administração da companhia.

O mandato dos executivos vigorará até a Assembleia Geral Ordinária que deliberará sobre as demonstrações financeiras de 2025.

Composição do Conselho de Administração

  • Renato Carvalho do Nascimento, presidente e membro independente
  • André Luiz Helmeister
  • Claudia Quintella Woods, membro independente
  • Fernando Beda
  • Jackson Medeiros de Farias Schneider, membro independente
  • Raphael Oscar Klein
  • Rogério Paulo Calderón Peres, membro independente

Conselho Fiscal:

Foi aprovada a instalação do Conselho Fiscal, composto por 3 membros efetivos e 3 suplentes, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária que examinará as contas do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2025:

EfetivoSuplente
André CojiSusana Hanna Stiphan Jabra
Mauro da MottaFernando Perez Romanelli
Glauber César de SouzaLuiz Carlos Zavata
Fonte: InfoMoney

Mapa Capital assume controle da Casas Bahia; veja o que muda

A gestora Mapa Capital se tornou a nova controladora do Grupo Casas Bahia (BHIA3) após a conversão de R$ 1,5 bilhão em debêntures em ações ordinárias.

Com a operação, a empresa passa a deter 85,5% do capital social da varejista, o que marca uma mudança profunda na estrutura societária, no comando e nos rumos da companhia.

Analistas enxergam impacto positivo na redução da alavancagem financeira, mas alertam para a forte diluição dos acionistas minoritários, fator que pode pressionar os papéis da empresa na Bolsa.

Como foi a operação

A conversão foi realizada pela Domus VII Participações, subsidiária integral da Mapa Capital, que recebeu 558,8 milhões de ações ordinárias, emitidas ao preço médio de R$ 2,95.

A operação foi comunicada por meio de fato relevante nesta quarta-feira (7).

A Mapa Capital, por meio da Domus, pretende implementar mudanças na estrutura administrativa, como o aumento no número de membros do Conselho de Administração, de modo a indicar três dos sete conselheiros, além de indicar nomes para comitês estratégicos da companhia.