
Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer (EMBR3), declarou nesta terça-feira (15) que o impacto da sobretaxa de 50% imposta pelos EUA terá impacto semelhante ao da pandemia de Covid-19.
Neto afirmou em entrevista a jornalistas que as tarifas podem causar cancelamentos de pedidos, adiamentos de entregas e diminuição de investimentos, além de possíveis reduções na força de trabalho, disse a Reuters, via MoneyTimes.
O executivo acrescentou que as tarifas de 50% seriam praticamente um embargo comercial, tornando “inviáveis” as exportações para os EUA.
Embraer (EMBR3): ação acumula alta de 31% no ano
As ações da Embraer (EMBR3) passam por um movimento de correção em julho após forte valorização que levou o papel à máxima histórica de R$ 83,95. Desde o início do mês, a queda acumulada é de 4,38%, com o ativo cotado a R$ 73,64.
No entanto, no acumulado de 2025, EMBR3 ainda registra valorização expressiva de 31,19%.
O recuo acontece em meio à imposição de tarifas de 50% pelos EUA sobre produtos brasileiros, fator que pressiona os ativos ligados ao setor exportador.
Embraer (EMBR3) vende 45 jatos à Dinamarca e soma R$ 21,8 bi
A Embraer (EMBR3) confirmou a venda de 45 jatos E195-E2 para a Dinamarca, por meio de um contrato com a SAS (Scandinavian Airlines). Além disso, o acordo permite a compra de outras 10 aeronaves. No total, a operação atinge R$ 21,8 bilhões e se torna a maior encomenda da companhia aérea desde 1996.
Com esse avanço, a Embraer reforça sua presença no mercado europeu e fortalece sua atuação internacional, mesmo em um cenário global ainda desafiador para o comércio.
Embraer venda de jatos viabiliza renovação de frota e transição para aviação sustentável
A SAS escolheu o modelo E195-E2 para modernizar sua frota e reduzir emissões. A companhia aérea vai operar os novos jatos a partir de Copenhague, capital da Dinamarca.
As primeiras entregas ocorrem no final de 2027 e continuam ao longo de quatro anos. Dessa forma, a parceria oferece estabilidade para os dois lados. Além disso, os aviões utilizam combustível sustentável de aviação (SAF) e podem operar com até 100% de SAF, o que reforça os compromissos climáticos da Europa.