A CEO do X, Linda Yaccarino, anunciou a sua renúncia nesta quarta-feira (9), após dois anos no cargo. Em uma postagem na própria rede social, Yaccarino agradeceu Elon Musk e ressaltou as mudanças que a plataforma passou nos últimos anos.
“Sou imensamente grata a ele por me confiar a responsabilidade de proteger a liberdade de expressão, reerguer a empresa e transformar o X no aplicativo ‘Tudo’”, escreveu.
“Começamos com o trabalho inicial crítico necessário para priorizar a segurança dos nossos usuários – especialmente crianças – e restaurar a confiança dos anunciantes”.
A executiva ainda destacou o trabalho da equipe da rede social e classificou o X como “verdadeiramente uma praça digital para todas as vozes”. Além disso, celebrou as “inovações revolucionárias” implementadas durante a gestão, como o aprimoramento das (polêmicas) notas da comunidade e o reforço (um tanto controverso) da política de moderação.
Especula-se que Elon Musk pode reassumir a função temporariamente, enquanto decide a quem entregar os rumos da plataforma.
Gestão Yaccarino
Linda Yaccarino assumiu a cadeira de CEO em junho de 2023, sucedendo Elon Musk, que havia adquirido a rede social em outubro de 2022 por US$44 bilhões, e era o CEO em atividade até então. O bilionário, que também é CEO da Tesla e da Space X, adquiriu a rede social, com o intuito de provocar uma significativa transformação na plataforma.
Linda Yaccarino, até o momento, não deu pistas do motivo de sua decisão em renunciar ao cargo, nem sobre os próximos passos de sua carreira.
Contexto da renúncia
A saída da executiva acontece em um momento delicado para a plataforma, marcada por crises internas e dificuldades de reputação. A empresa tem enfrentado desafios significativos, como a evasão de anunciantes e uma disputa para reconquistar a confiança do mercado.
O recente caso envolvendo o chatbot Grok de disseminar discurso antissemita, agravaram a percepção negativa da marca. Além disso, há denúncias regulares sobre divulgação de conteúdos nocivos e brigas públicas entre Elon Musk e o presidente norte-americano, Donald Trump.
Linda Yaccarino, formada no mercado publicitário, era vista como uma conexão estratégica entre Elon Musk e os anunciantes, importante para o reposicionamento da rede como um ambiente seguro para os negócios.