Após dois anos

Chega ao fim acordo de venda entre Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3)

Transação foi anunciada há dois anos e o contrato foi cancelado pelo não cumprimento das condições exigidas.

Marfrig anuncia emissão de R$ 2 bi em debêntures
Foto: Divulgação/Marfrig

Foi comunicado nesta sexta-feira (29) o fim do acordo de venda entre Marfrig (MRFG3) e a Minerva (BEEF3) sobre unidades no Uruguai da futura MBRF. Transação foi anunciada há dois anos e o contrato foi cancelado pelo não cumprimento das condições exigidas.

O acordo firmado em agosto de 2023 estabelecia a venda de ativos de abate de bovinos e ovinos para a Athn Foods, controlada da Minerva, disse o portal Seu Dinheiro. As três unidades envolvidas continuam operando plenamente, apesar do encerramento do contrato, disse a Marfrig.

A Minerva, por outro lado, parece não ter aceitado bem o término. Em um comunicado enviado ao mercado, também nesta sexta, a empresa afirmou que “discorda da alegação da Marfrig e entende que o contrato permanece em vigor”.

A companhia reiterou que a “Operação – Uruguai” continua dependendo da aprovação da autoridade concorrencial local e que continua engajada para viabilizar o acordo. Em fevereito deste ano, 2025, a Minerva apresentou um novo pedido de autorização para a Comisión de Promoción y Defensa de la Competencia (Coprodec).

A Comisión já havia sinalizado que não iria autorizar a compra, alegando que a Minerva teria 43% do mercado de abate bovino, criando uma posição dominante no país.

Minerva e Marfrig rebateram, defendendo que os preços do gado no Uruguai são independentes, mas a Coprodec contestou, afirmando que a nova líder poderia influenciar o mercado.

Ao apresentar o novo pedido para a entidade antitruste em fevereiro deste ano, a Marfrig afirmou que a Minerva apresentou uma alternativa para viabilizar a operação, com base no último parecer da Coprodec ao pleito original.

A nova estrutura proposta passou a prever a aquisição, pela Minerva, das plantas de San José e Salto, “condicionada, contudo, à imediata revenda da planta localizada em Colonia para o Allana Group”, informou a companhia em comunicado.

De acordo com a Marfrig, a proposta apresentada pela Minerva à autoridade concorrencial uruguaia não implicaria em nenhuma alteração das condições originalmente pactuadas com o frigorífico no Uruguai.