Balanço de resultados

Enel SP lucra R$ 330 mi no 3TRI24, alta de 58,6%; despesas cresceram

As receitas avançaram 12,7%, a R$ 5,411 bi; apesar dos investimentos, resposta ao apagão foi "insuficiente" , disse a Aneel

Enel
Foto: Divulgação

A Enel reportou um lucro líquido de R$ 330 milhões no terceiro trimestre de 2024 referentes aos 24 municípios que atende em São Paulo. O resultado representa um crescimento de 58,6% em relação ao mesmo período de 2023.

As receitas da companhia também avançaram (12,7%), atingindo o montante de R$ 5,411 bilhões. O Ebtida (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) também cresceu 13,3%, atingindo os R$ 1,046 bilhão.

O Capex (despesas de capital, em tradução livre), que são os investimentos em aquisição, atualização e manutenção de ativos físicos de longo prazo, cresceu 54,4% nos últimos, para R$ 574 milhões. Apesar disso, a resposta da Enel ao apagão em São Paulo foi considerado “insuficiente”, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Chama a atenção no balanço a linha de provisões para riscos fiscais, cíveis e trabalhistas, que cresceram 67,0% em relação ao trimestre anterior, atingindo o patamar de R$ 37,4 milhões. 

O DEC e o FEC (indicadores de duração equivalente de interrupção por unidade consumidora e de frequência equivalente de interrupção por unidade consumidora, respectivamente), cresceram 7,4% e 1,2%, nessa ordem, atingindo os 4,90%.

“O crescimento observado do DEC reflete, principalmente, os eventos climáticos ocorridos em novembro e no início do ano, além das interrupções no fornecimento de energia ocorridos no início do ano na região central da cidade de São Paulo”, escreveu a empresa no documento de resultados.

O que disse a Enel sobre o apagão

A Enel afirmou que, no dia 11 de outubro, a Região Metropolitana de São Paulo enfrentou “uma tempestade considerada o mais grave evento climático” dos últimos 30 anos. O número de clientes afetados, segundo a empresa, chegou a 3,1 milhões na noite do dia 11.

“Na mesma noite, sobretudo em razão da atuação dos sistemas de automação e de manobras remotas da rede elétrica, o volume de clientes foi reduzido em 1 milhão. Até o fim do dia 12 de outubro, a energia já havia sido restabelecida para cerca de 80% dos consumidores afetados”, disse a Enel no relatório.

Diante da tempestade, a Enel São Paulo disse ter acionado, desde o primeiro momento, seu plano de operação para eventos climáticos extremos, além de ter reforçado o número de equipes em campo.

A Companhia contou com o reforço de profissionais de outras distribuidoras do Grupo Enel, vindo do Rio e do Ceará, além de equipes do Chile, Itália, Espanha e Argentina, além do apoio de outros grupos de distribuição de energia. Ao todo, a empresa destacou a presença de 2.800 profissionais em campo.

“Nos últimos 12 meses, até 10 de outubro, a Enel São Paulo aumentou em 24% a força de trabalho de eletricistas próprios (+ 410 profissionais). A Companhia segue com o plano de aumento do número de profissionais para atuação em campo e, até março de 2025, irá adicionar um total de 1.200 novos colaboradores”, destacou a Enel.