
A Gol (GOLL4) anunciou na noite desta segunda-feira (13) o plano de uma reestruturação societária que pode resultar no fechamento do capital da empresa no Brasil e na saída da empresa do nível 2 de governança da B3. Informações via Valor Econômico e Reuters.
A possibilidade já era especulada desde a criação da Holding Abra, em 2022, e estão alinhada com os planos de abrir capital no exterior, ainda sem uma data prevista. Com a recuperação judicial nos EUA, o Chapter 11, a holding elevou a sua participação na Gol de cercad e 52% para 80%.
“A incorporação ocorre com o objetivo de reorganizar as operações da companhia, buscar sinergias e reduzir seus custos. A companhia frisa que a implementação da incorporação permanece sujeita à análise e obtenção das aprovações societárias (inclusive das Assembleias Gerais da Companhia), além das aprovações de terceiros aplicáveis”, informou a Gol.
De acordo com o documento, o Conselho de Administração propõe que a empresa operacional Gol Linhas Aéreas Inteligentes e a Gol Investment Brasil sejam incorporadas pela empresa fechada Gol Linhas Aéreas SA.
A AGE (Assembleia Geral Extraordinária) e a Assembleia Geral de Prefencialistas foram convocadas para o dia 4 de novembro para deliberar sobre a incorporação.
Cada acionista receberá uma ação ordinária da GLA para cada ação ordinária da companhia de sua propriedade, e 35 ações ordinárias da GLA para cada ação preferencia para cada ação da companhia de sua propriedade
Os investidores vão ter também a opção de sair da empresa via OPA (Oferta Pública de Aquisição) ou de continuar como acionista do grupo, que passará a ser uma entidade privada sob controle da Abra. A estimativa é que todo o processo seja concluído até fevereiro de 2026.
Gol (GOLL54) recebe prazo da B3 para sair da condição de penny stock
Com ações cotadas a menos de R$ 1, a Gol (GOLL54) recebeu da B3 (B3SA3) um prazo até 29 de janeiro de 2026 para se adequar às regras que proíbem a negociação de penny stocks — papéis abaixo de R$ 1.
A possibilidade de a companhia precisar adotar medidas para se enquadrar já vinha sendo comentada no mercado, segundo o MoneyTimes. Em comunicado, a Gol não detalhou quais providências pretende tomar, mas afirmou que “manterá os acionistas e o mercado em geral devidamente informados”.