O GPA (PCAR3) reduziu em 35% o prejuízo líquido consolidado do segundo trimestre para R$ 216 milhões, comparada a uma perda de R$ 332 milhões no mesmo período do ano passado, com melhora no desempenho operacional dado o deslocamento da Páscoa para o trimestre encerrado em junho.
O prejuízo também é menor do que os R$ 235 milhões esperados pelos analistas, segundo média de estimativas compiladas pela LSEG. As informações são da Reuters, via InfoMoney. O balanço do 2º trimestre de 2025 foi divulgado nesta terça-feira (5).
Dona da rede de supermercados Pão de Açúcar teve resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado de R$ 420 milhões no segundo trimestre, alta de 6,1% ano a ano, com expansão de 0,2 ponto percentual (p.p) na margem, para 9%.
As vendas totais do grupo, que incluem a bandeira Extra, somaram quase R$5,1 bilhões nos três meses terminados em junho, um crescimento de 5,8% no comparativo anual, enquanto o faturamento líquido do período totalizou, aproximadamente, R$4,7 bilhões, 4,2% maior versus um ano antes.
O GPA declarou no relatório de resultados que o desempenho no trimestre foi favorecido pelo efeito sazonal positivo na comparação anual, especialmente pelo deslocamento do feriado de Páscoa para o segundo trimestre.
No conceito mesmas lojas, excluindo o impacto positivo da sazonalidade no calendário, as vendas aumentaram 5,1%, com crescimento de 6,5% na bandeira Pão de Açúcar, que representa metade das vendas totais do grupo.
Ao mesmo tempo, a empresa anunciou que vai deixar de divulgar projeções para abertura de novas lojas a partir do segundo trimestre devido à “menor intensidade prevista de inaugurações no segundo semestre de 2025 e ao longo de 2026”.
“A decisão reflete a combinação entre o avanço relevante já alcançado no plano de expansão – com 213 das 300 lojas previstas já inauguradas – e um ambiente macroeconômico mais desafiador, marcado pelos recentes aumentos na taxa de juros”, acrescentou.
O GPA inaugurou nove novas lojas no segundo trimestre, sendo cinco unidades do Minuto Pão de Açúcar, três Mini Extra e uma nova loja pontual da bandeira Extra Mercado.