Cerveja Heineken
Cerveja Heineken / Foto: Divulgação

O Grupo Heineken inaugurou nesta quinta-feira (6) a primeira cervejaria em uma fábrica totalmente nova no Brasil, oriundo de um grande investimento de R$ 2,5 bilhões no país. A unidade está localizada em Passos (MG) e é a primeira unidade da empresa em todo o mundo depois de cinco anos.

A nova cervejaria é a primeira unidade da empresa construída totalmente do zero no país, com uma capacidade inicial de 5 milhões de hectolitros por ano, que pode ser duplicada quando o complexo industrial estiver com 100% da operação em funcionamento, disse Mauro Homem, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da empresa.

Com o projeto, o grupo já investiu um montante total de R$ 6 bilhões no país desde 2019.

Foco na liderança do mercado premium

“Queremos a liderança no puro malte”, disse Mauricio Giamellaro, presidente-executivo da Heineken Brasil, a jornalistas. “Por que investimos em Passos? Porque precisamos aumentar nossa capacidade de produção de puro malte.”

Nova fábrica deve elevar a capacidade instalada da companhia no Brasil em cerca de 10%, com o objetivo de acompanhar a demanda por cervejas premium no mercado doméstico. O grupo holândes luta para manter liderança que carrega há uma década, porém o ramo tem se tornado cada vez mais acirrado desde 2024.

A unidade irá produzir cervejas Heineken e Amstel, duas marcas que disputam o mercado classificado como premium no Brasil – que representa cerca de 24% do consumo de cervejas no Brasil. Em 2014, essa categoria correspondia a apenas 4%.

A nova fábrica deve surfar no embalo do início das festas de fim de ano e que segue até o carnaval, sem contar com a chegada do verão, momento que favorece o mercado de bebidas.

Além disso, Giamellaro vê um cenário positivo para o próximo ano. “O ano de 2026 vai ser positivo para cervejas”, disse citando a Copa do Mundo de Futebol FIFA, que impulsiona as vendas do segmento.