A Hyundai Motor reportou um lucro líquido de 3,376 trilhões de won coreanos (US$ 2,45 bilhões) no primeiro trimestre de 2024, o que representa queda de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a montadora sul-coreana, o recuo é puxado pela fraca procura global por automóveis. A empresa também alerta para ambiente de negócios difícil, com intensa concorrência e custos de marketing elevados.
A receita do primeiro trimestre aumentou 7,6% no ano, para 40,659 trilhões de won, enquanto seu lucro operacional caiu 2,3%, para 3,557 trilhões de won.
As vendas globais de automóveis no atacado caíram 1,5% em relação ao ano anterior, com as vendas no atacado de veículos na Coreia do Sul caindo 16% no ano, em parte devido à suspensão das operações em uma de suas fábricas para reformar suas instalações para produção de veículos elétricos.
Apesar da desaceleração geral, as vendas de veículos na América do Norte e na Índia permaneceram fortes durante o trimestre, afirmou.
Apesar das adversidades, a Hyundai disse que continuaria seu esforço de eletrificação e planeja vender mais EVs híbridos e lançar um novo modelo Ioniq EV.
Toyota dobra valor de mercado após 1 ano sob nova direção
A montadora Toyota se tornou, em 1º de março, a primeira empresa japonesa a com uma capitalização de mercado acima de 60 trilhões de ienes (US$ 395 bilhões), quase o dobro do valor no fim de março de 2023.
A Toyota adicionou 10 trilhões de ienes somente em três semanas, à medida que os investidores observavam a chegada ao valor recorde. O resultado acontece um ano depois de Koji Sato assumir o comando da montadora.
O preço das ações da empresa subiu 93% no último ano até terça-feira (2), o maior ganho entre as principais montadoras do mundo em moeda local.
O valor de mercado da Toyota bateu o recorde japonês estabelecido pelo grupo de telecomunicações NTT na era da bolha da economia do país em 1987.
Com o resultado, a distância da Toyota para a Tesla foi encurtada. A empresa fundada por Elon Musk, que liderava as montadoras mundiais em capitalização de mercado com US$ 530,6 bilhões na terça-feira, segue cerca de 40% à frente da Toyota, cuja avaliação caiu para 59 trilhões de ienes na quarta-feira (3).