iFood/ Divulgação
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A rede brasileira de delivery iFood informou nesta sexta-feira (10) que vai apostar em uma assistente de inteligência artificial generativa capaz de compreender contexto e oferecer sugestões e anúncios mais personalizados a seus clientes. O agente, chamado de Ailo, foi desenvolvido em parceria com a controladora Prosus

A assistente de IA vai operar por texto e voz, tanto no aplicativo de delivery quanto no WhatsApp, e inaugura uma fase de experiência conversacional no iFood, ampliando ainda mais o seu leque de contato com os usuários.

A empresa ainda planeja expandir a tecnologia para outros canais no médio prazo, como a Alexa e em automóveis conectados. 

Ainda em versão beta desde meados deste ano, o Ailo foi testado por mais de 70.000 pessoas. “Sabemos que o iFood hoje é um monstro e que os usuários encontram literalmente de tudo no aplicativo. O Ailo ajuda esse usuário a não precisar passar por todas as opções e entrega o que ele realmente procura”, afirma Isabella Piratininga, diretora de transformação disruptiva do iFood.

De acordo com dados da empresa, após mais de 100.000 interações nos últimos meses, os primeiros resultados apontam que as chances de compra foram 48% maiores com o uso do Ailo, em comparação ao fluxo tradicional do app. A jornada de compra – da sugestão ao pagamento – também ficou 33% mais rápida no WhatsApp.

Os testes no aplicativo serão ampliados ao longo dos próximos meses.

iFood anuncia investimentos diretos de R$ 17 bi no Brasil

iFood anunciou nesta terça-feira (5) que fará investimentos diretos de R$ 17 bilhões no Brasil entre abril deste ano e março de 2026. O valor supera os R$ 10,3 bilhões investidos pela plataforma em 2024 e os R$ 13,6 bilhões em 2025, considerando os 12 meses encerrados em março.

O montante contempla ações para impulsionar o tráfego na plataforma, elevar a recorrência de compras no aplicativo e ampliar os segmentos de atuação da companhia.

Apesar das incertezas globais decorrentes das tensões geopolíticas, o presidente-executivo do iFood, Diego Barreto, afirmou em entrevista à Reuters que a plataforma mantém uma perspectiva positiva sobre a economia brasileira.

“Essa discussão geopolítica vai passar de um jeito ou de outro”, afirmou o executivo, de acordo com o InfoMoney, acrescentando que o Brasil antecipa que o país terá um nível de desemprego “constantemente baixo”, com a atuação do BC (Banco Central) no controle da inflação.

Investimentos e perspectivas

O aporte também será direcionado às áreas de tecnologia e inovação, incluindo o desenvolvimento de uma IA (inteligência artificial) proprietária. Parte dos recursos ainda será destinada à oferta de crédito para restaurantes parceiros e também para clientes utilizarem no aplicativo, segundo o CEO.