
Uma das líderes globais no mercado de chips, a Intel (ITLC34) anunciou na terça-feira (23) uma grande reestruturação em seu quadro interno e prevê demissão de 20% da sua força de trabalho. Segundo informações veiculadas ao mercado, a medida visa restaurar a cultura da empresa de engenharia.
Com impacto em milhares de colaboradores, as mudanças visam reduzir a burocracia da empresa. É o primeiro movimento ousado do CEO (presidente-executivo) Lip-Bu Tan, que assumiu o cargo em março.
A Intel busca retomar o posto de líder mundial na produção e distribuição de semicondutores, a companhia busca priorizar decisões ágeis e eficientes. A empresa tem perdido espaço no mercado para a Nvidia que foi mais rápida na adaptação para suprir a demanda de chips para inteligência artificial.
Contudo, a empresa de tecnologia ainda enfrenta um longo caminho pela frente. Embora as quedas nas receitas tenham diminuído, analistas não projetam uma recuperação total para os níveis anteriores de vendas da empresa nos próximos anos, se é que isso ocorrerá.
Intel (ITLC34) vende 51% da Altera por US$8,75 bi
A Intel (ITLC34) anunciou nesta segunda-feira (14) a venda de 51% da Altera, sua unidade de chips programáveis, para a gestora de private equity Silver Lake Management.
A transação avalia a Altera em US$8,75 bilhões e marca mais um passo da gigante dos semicondutores para se concentrar em áreas estratégicas.
A conclusão do negócio está prevista para a segunda metade de 2025.
Apesar da venda majoritária, a Intel continuará com 49% de participação na Altera.
Essa decisão mantém a empresa envolvida nas operações futuras, sem o controle direto.
A medida reforça o plano da companhia de reestruturar seu portfólio, reduzir custos e fortalecer o balanço patrimonial.
Reestruturação foca em IA
A Intel anunciou a venda pouco depois da chegada de Lip-Bu Tan à presidência.
O executivo afirmou que ativos não essenciais seriam vendidos e que o foco da empresa será a criação de semicondutores personalizados e soluções voltadas às necessidades dos clientes.
“O anúncio de hoje reflete nosso compromisso em focar nossas operações”, destacou Tan.