Foto: Reprodução Apple
Foto: Reprodução Apple

As ações das gigantes de tecnologia Apple e Microsoft avançaram nesta terça-feira (28), elevando o valor de mercado de cada uma para mais de US$ 4 trilhões. A Apple alcançou esse patamar pela primeira vez; a Microsoft já havia registrado marca semelhante em julho.

Mesmo assim, ambas seguem atrás da NVIDIA, agora a empresa mais valiosa do mundo, com valor de mercado acima de US$ 4,6 trilhões.

O desempenho da Microsoft foi impulsionado pela confirmação da empresa de que concluiu uma participação de 27% no negócio com fins lucrativos da OpenAI, companhia que desenvolve o ChatGPT e que vinha recebendo suporte da Microsoft desde 2019.

Já a Apple vem colecionando ganhos nas últimas semanas, com os novos modelos do iPhone 17, lançados em setembro, aparentemente vendendo mais do que seus antecessores. Além disso, a empresa conseguiu mitigar impactos negativos potenciais das tarifas impostas pelo governo dos EUA, ao transferir parte considerável de sua cadeia de suprimentos para Índia e Vietnã, mantendo uma boa relação com as autoridades americanas no que diz respeito à manufatura no país.

As ações da Apple registraram ganhos em 11 dos últimos 12 pregões. A empresa divulgará seu balanço na quinta-feira; a Microsoft publica resultados na quarta-feira.