A Latam Airlines está entrando no mercado global de dívida pela primeira vez desde que superou o processo de recuperação judicial nos EUA.
A Latam Airlines está vendendo US$ 1,2 bilhão em títulos em dólar com vencimento em 2033, de acordo com fontes ouvidas pelo “Valor”. As negociações iniciais apontam para um rendimento de cerca de 8%.
A companhia, que é a maior aérea da América do Sul, saiu do Capítulo 11 no final de 2022 com 35% menos dívida e com foco maior no atendimento ao cliente. Recentemente, a empresa voltou para a NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) com uma oferta de ADRs.
O capital obtido por meio da oferta será usado para pagar algumas dívidas, incluindo um empréstimo a prazo (Term Loan B) e notas com vencimento em 2027.
A oferta está sendo coordenada por Santander, JPMorgan, Citigroup e Deutsche Bank.
Latam: Moody’s eleva rating de ‘Ba3’ para ‘Ba2’
A agência de classificação de risco Moody’s elevou, nesta quinta-feira (26) o rating da Latam de ‘Ba3’ para ‘Ba2’, com perspectiva estável.
A avaliação segue o anúncio de novo emissão de títulos que deve reduzir o custo médio da dívida da Latam, segundo a agência de classificação de risco.
Ao analisar essa nova emissão, a Moody’s também atribuiu o rating “Ba2′. A proposta da companhia aérea pe utilizar o movimento para pagar antecipadamente o empréstimo que tomou com bancos norte-americanos.
No entanto, a classificação da nota pressume que os documentos finais da transação não serão materialmente diferentes do rascunho da documentação legal, disse a Moody’s, segundo o “Broadcast”.
O aumento do rating também é um reflexo do “histórico contínuo de forte desempenho operacional e financeiro” da Latam durante 2023 e 2024, de acordo com a Moody’s. Além disso, há a expectativa de um tráfego aéreo forte no atual trimestre.