O Nordeste tem se destacado pelo seu potencial, e a Bahia, em particular, vem se consolidando como um celeiro de startups e projetos inovadores, com exemplos notáveis nos setores de energia e reciclagem. A afirmação é da CEO da Lighthouse, Lara Morel.
“As oportunidades de inovação são vastas. As corporações ainda estão começando a perceber a inovação como uma necessidade essencial para a sustentabilidade e crescimento futuro”, declarou Morel durante o 3º Seminário de Governança do Nordeste, promovido pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
No evento, a executiva lançou um projeto de inovação aberta voltado para corporações. “A Lighthouse identifica inúmeras oportunidades e estamos em um momento inicial de desenvolvimento da inovação”, afirmou.
Lighthouse traz mais detalhes sobre projeto
O projeto é estruturado em três pilares:
- Construtex: voltado para o setor da construção civil;
- Energia: direcionado ao setor energético;
- Cidades Inteligentes: abrangendo diversas corporações interessadas em iniciar sua jornada de inovação e estabelecer parcerias com startups.
“Nosso objetivo é desenvolver soluções tecnológicas para os desafios identificados em cada setor, impulsionando Salvador, na Bahia, como um polo de inovação”, explicou Morel.
O projeto envolve três abordagens principais:
- Mapeamento de desafios: identificar as necessidades das empresas;
- Abertura de editais: criar oportunidades para que startups apresentem soluções tecnológicas para os problemas das empresas;
- Criação de novos produtos: desenvolver produtos tecnológicos que podem ser comercializados ou estabelecer parcerias com startups.