A Meituan, maior empresa de delivery da China, anunciou neste domingo (11) sua entrada oficial no mercado brasileiro. A empresa confirmou que vai começar a operação de seus serviços de delivery de comida nos próximos meses em território nacional e afirmou que pretende investir R$ 5,6 bilhões no país pelos próximos cinco anos.
O setor de delivery tem sido noticiado por grandes investimentos em 2025, Com Rappi, 99 e iFood. A 99 relançou ser serviço, a 99Food isentando restaurantes de taxas e comissões. A Rappi também anunciou investimento de R$ 1,4 bilhão, com taxa zero pelos próximos três anos. Apesar da competitividade, a Prosus Holding, controladora do iFood, detém cerca de 4% de participação na própria Meituan.
A Meituan promete consolidar sua presença no mercado e transformar o setor de entregas de comida. O anúncio foi feito durante cerimônia em Pequim, que contou com a presença do CEO (presidente executivo) da Meituan, Wang Xing, e do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Wang afirmou que o objetivo de sua empresa é oferecer uma experiência superior aos consumidores brasileiros.
“Estamos felizes em levar para o Brasil nossa experiência e tecnologia, assim como fizemos na Ásia e no Oriente Médio. O Brasil é um grande mercado com potencial ainda maior.” afirmou o executivo em nota à imprensa. A ativididade da companhia em solo brasileiro será liderada pela subsidiária KeeTa. A filial atua em mercados como Hong Kong desde 2022 e Arábia Saudita em 2024.
Na China, a Meituan conta com 770 milhões de usuários ativos. Em 2024, a companhia já havia realizado 98 milhões de entregas diárias de pedidos feitos online. A companhia está listada na bolsa de valores de Hong Kong desde 2018. A epresa alcançou uma receita de US$ 46,65 bilhões no ano passado.
Meituan, empresa de delivery chinesa, chega ao Brasil
A gigante chinesa de delivery Meituan se prepara para atuar no Brasil. A companhia tem potencial para ser o maior competidor do iFood no país. A movimentação ocorre poucos meses após a Prosus, controladora do iFood, adquirir a holandesa Just Eat por US$ 4,51 bilhões, formando o quarto maior grupo de delivery global.
Nos últimos meses, executivos da Meituan visitaram empresários do Brasil e discutido sobre implantações no mercado local. Desde 2020 a marca chinesa tem marga registrada em território nacional e já negocia com operadoras logísticas e empresas de tributação.