
O Mercado Livre (BDR: MELI34) divulgou nesta segunda-feira (4) uma queda de 1,5% no lucro líquido do segundo trimestre em comparação ao ano anterior, um resultado abaixo das expectativas dos analistas. A expansão do frete grátis no Brasil contribuiu para ampliar as vendas, mas também afetou as margens.
Os analistas que participaram da pesquisa da LESG esperavam um lucro líquido de US$ 596 milhões da maior empresa da América Latina em valo de mercado. Com sede no Uruguai, o Mercado Livre opera uma plataforma de comércio eletrônico e a fintech Mercado Pago, vendendo em quase 20 países em toda a América Latina. Informações da Reuters, via InfoMoney.
A receita líquida no período foi de US$ 6,8 bilhões, aumento de 34% em relação ao ano anterior e acima das estimativas de US$6,7 bilhões, com o valor bruto de mercadorias (GMV) aumentando 37% em base neutra de câmbio.
No início do mês de junho, o Mercado Livre reduziu o preço mínimo de seus produtos elegíveis para frete grátis no Brasil, de R$ 79 para R$ 19, e, em maio, diminuiu os custos de envio para empresas e usuários que vendem em sua plataforma, uma forma de “bater de frente ” com a crescente concorrência no setor de comércio eletrônico no país.
O Brasil, principal mercado da empresa, ajudou o Mercado Livre a elevar o total de itens vendidos em 31% no trimestre, ritmo mais rápido ano a ano desde meados de 2021. Como toda moeda tem dois lados o diretor financeiro Martin de los Santos, explicou que isso também prejudicou as margens.
“Não queremos perder as oportunidades de crescimento à nossa frente”, disse o executivo à Reuters. “Isso pode gerar alguma pressão estrutural nas margens, mas estamos muito otimistas sobre a trajetória de longo prazo de nossa lucratividade”, acrescentou de los Santos.
O lucro antes de juros e impostos (Ebit) da companhia atingiu o recorde de US$825 milhões, entretanto, também ficou abaixo da previsão de US$869 milhões. A margem Ebit foi de 12,2%, inferior à taxa de 14,3% do ano anterior.
O diretor financeiro declarou que, entre os principais impactos nas margens, estiveram os investimentos em frete grátis e consequente marketing para promover a medida, além do crescimento do negócio “1P”, em que a empresa vende diretamente aos clientes.
O braço financeiro do Mercado Livre aumentou a carteira de crédito em 91%, para US$9,3 bilhões, enquanto a taxa de inadimplência de 15 a 90 dias caiu 1,5 ponto percentual, para 6,7%, a menor desde que a empresa começou a divulgar o dado há sete anos, segundo o CFO.