O Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre (MELI34), deu início a testes gradativos de transferências inteligentes com os usuários. O recurso, parte da agenda evolutiva do open finance, torna viável a automatização de transações entre contas da mesma titularidade.
“As transferências inteligentes vão permitir que o usuário movimente dinheiro entre as próprias contas de um jeito simples e sem taxas, tendo a liberdade de definir valores, limites e periodicidade com toda a agilidade e segurança do Pix”, disse, de acordo com o “Valor”, Felipe Soria, responsável por estratégia e negócios regulados do Mercado Pago.
A agenda possibilita estabelecer uma nova forma de gestão do cliente sobre suas finanças. “Por exemplo, se um usuário tem duas contas e uma delas fornece melhor rendimento, com os dados compartilhados e a transferência inteligente, ele pode, automaticamente, ter o dinheiro alocado na conta que rende mais”, destacou Soria.
O Mercado Pago é um dos primeiros participantes do open finance a colocar a funcionalidade para o público. Nesta semana, a Noh, fintech de conta conjunta para casais, e o Iniciador, plataforma de infraestrutura para pagamento, também sinalizaram teste de recurso que permite que os usuários abasteçam a carteira sem sair do aplicativo.
Mercado Pago é única latino-americana entre as mais valiosas do segmento
O Mercado Pago é a única marca latino-americana entre as 20 mais valiosas do mundo no segmento de serviços financeiros, conforme o levantamento da consultoria Kantar. O banco do Mercado Livre (MELI34) está na 20ª posição na categoria, avaliado em US$ 18,014 bilhões.
Antes do Mercado Pago, nas primeiras posições, estão as bandeiras Visa e Mastercard. Em seguida, vem HDFC Bank, da Índia, American Express e J.P. Morgan.
“A forte visibilidade e o perfil de marca amigável e disruptivo do Mercado Pago – combinados com uma forte força funcional – parecem destinados a garantir o crescimento futuro”, aponta o relatório da Kantar, de acordo com o “Valor”.