Até o momento, a Microsoft já investiu mais de US$13 bilhões investidos na dona do ChatGPT (Foto: reprodução/Olhar Digital)
(Foto: reprodução/Olhar Digital)

Após dois dias da OpenAI anunciar o lançamento do Atlas, navegador oficial da empresa que contém o ChatGPT integrado, a Microsoft atualizou seu browser de navegação virtual, com uma proposta quase idêntica.

Nesta quinta-feira (23), a Microsoft anunciou a expansão do Modo Copilot no Edge, recurso que transforma o navegador da gigante americana em um assistente inteligente capaz de realizar tarefas e retomar sessões anteriores.

A ferramenta permite oferecer ações automatizadas aos usuários, desde tarefas simples – como abrir páginas ou buscar informações – até atividades mais complexas, como realizar reservas e/ ou preencher formulários e planilhas.

A nova função do navegador pode ser controlada por voz ou texto e as respostas podem utilizam o histórico de pesquisa dos usuários como base e contexto – para isso, deve-se ter autorizado previamente o uso do histórico.

Outro novo recurso é o “Journeys”, que permite retomar atividades interrompidas, como pesquisas de viagens ou comparação de produtos, partindo do ponto que você parou.

Atualmente, o navegador do Google, o Google Chrome, domina 70% do mercado, com 3 bilhões de usuários.  O Edge, da Microsoft, possui apenas 4% do setor, ficando atrás do Safari, da Apple, com 13%.

Há 20 anos atrás, o trono pertencia a própria Microsoft, através do Internet Explorer, que em 2003 chegou a ter 95% do mercado.

Walmart acerta parceria com a OpenAI para vender produtos

A varejista norte-americana Walmart selou uma parceria com a empresa de inteligência artificial, a OpenAI, para permitir que os consumidores da inteligência artificial ChatGPT naveguem e comprem produtos na rede de supermercados

Os usuários poderão comprar o sortimento do Walmart diretamente no ChatGPT clicando em um botão “comprar”, disse Daniel Danker, vice-presidente executivo de IA (inteligência artificial) da rede de supermercados, produto e design do Walmart, em entrevista. A parceria é a mais recente iniciativa da varejista para incorporar inteligência artificial na companhia.

O catálogo de produtos do Walmart e de sua rede Sam’s Club inclui vestuário, entretenimento, alimentos embalados, eletrônicos, dentre outros artigos.

“Vemos isso como uma oportunidade de oferecer conveniência de uma forma que atenda aos clientes onde eles estão”, disse Danker.

A nova função deve chegar no outono do Hemisfério Norte e, no entanto, alimentos frescos não estarão incluídos na oferta.

As contas atuais dos clientes do Walmart ou do Sam’s Club serão vinculadas automaticamente ao ChatGPT. Os produtos também ficarão disponíveis a vendedores terceirizados.