Após menos de um mês de inaugurar a primeira fábrica de carros elétricos da marca no Brasil, em Camaçari (BA), a BYD quer abrir uma nova unidade no estado, agora no município de Feira de Santana, no interior do estado. As informações são do jornalista local Marcílio Costa.
O CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, e o diretor de novos negócios da companhia, Alexandre Liu, estiveram acompanhados do prefeito José Ronaldo (União Brasil) e do secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida. Os executivos chineses rodearam a cidade à procura de um terreno de 100 hectares, cerca de 1 milhão de metros quadrados, indicando que há planejamentos para mais uma linha de produção da montadora.
Segundo o jornalista, os executivos da montadora chinesa visitaram cinco áreas em Feira de Santana, acompanhados de um corretor imobiliário. “Uma delas, na BR-116 Norte, no distrito de Maria Quitéria, chamou a atenção pelo espaço. Outra, na mesma região, foi descartada por ser menor que o desejado”, diz a coluna.
Os outros três terrenos avaliados pelo grupo, se encontram próximo à BR-116 Sul, o quarto terreno fica próximo às imediações do aeroporto Governador João Durval Carneiro, conhecido como Aeroporto de Feira de Santana e, o último, é próximo ao posto São Gonçalo. Segundo o jornalista, este último possui uma vantagem estratégica “por estar entre as BRs-324 e 101”, afirmou.
Primeira fábrica da BYD
Na quinta-feira (9/10), a montadora chinesa BYD inaugurou uma estrutura completa de sua primeira fábrica de carros elétricos no Brasil, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a empresa, o intuito é dobrar a capacidade de produção anual da fábrica, atingindo os 600 mil veículos.
Durante o evento de inauguração, estiveram presentes o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e outras autoridades.
Em funcionamento parcial desde julho, a fábrica já emprega mais de 1,5 mil trabalhadores. No total, o complexo possui uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, construídos em quase 15 meses, em terreno que antes era utilizado pela Ford Motor Company.