O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) reconheceu, em favor da Linha 4 do Metrô de São Paulo (ViaQuatro), controlada da Motiva (MOTV3), o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, em decorrência da perda de receita causada pelo atraso na conclusão da Fase II da concessão.
O valor do desequilíbrio reconhecido corresponde a R$ 11,5 milhões em VPL (Valor Presente Líquido), calculado com base em fevereiro de 2005, que atualizado corresponde a R$ 531,7 milhões, com base em fevereiro de 2025.
Segundo fato relevante, o efetivo reconhecimento do desequilíbrio e a forma pela qual o reequilíbrio econômico-financeiro será recomposto em favor da concessionária serão objeto de termo aditivo a ser celebrado entre as partes. As informações foram coletadas pelo InfoMoney.
Motiva (MOTV3) anuncia saída de diretor de Trilhos
A Motiva Infraestrutura de Mobilidade (MOTV3)anunciou a renúncia de Marcio Magalhães Hannas ao cargo de Diretor Vice-Presidente de Negócios, responsável pela Plataforma de Trilhos.
Com a saída, Miguel Setas assumirá interinamente a liderança da área, até que a companhia defina o novo titular do cargo.
Empresa tem queda de 10,1% no tráfego em maio
A Motiva (MOTV3), antiga CCR, anunciou recentemente uma queda de 10,1% no tráfego de veículos nas rodovias que administra no Brasil em maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Desconsiderando os trechos ViaOeste e Sorocabana, o tráfego apresentou alta de 9,3% no mês passado. A companhia também informou que o volume de passageiros transportados em suas concessões de trem e metrô subiu 2,5% em maio, na mesma base de comparação.
Já nos aeroportos, o volume de passageiros embarcados cresceu 10,5% no período.
A empresa destacou que o tráfego total na ViaSul foi impactado pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no segundo trimestre de 2024. Segundo o InfoMoney, a ViaCosteira também foi afetada, embora de forma indireta e em menor proporção.