Fonte: Reprodução/Nestlé
Fonte: Reprodução/Nestlé

O novo CEO da Nestlé, Philipp Navratil, anunciou nesta quinta-feira (16) planos para cortar 16 mil postos de trabalho, apenas algumas semanas após assumir o cargo. O movimento acompanha um aumento mais forte do que o esperado nas vendas trimestrais, que levaram as ações da fabricante suíça de alimentos ao maior nível em 17 anos.

Navratil, que assumiu o comando após Laurent Freixe ser afastado por ocultar um relacionamento com uma subordinada, elevou a meta de redução de custos da Nestlé para 3 bilhões de francos suíços (US$ 3,7 bilhões) até o final de 2027, ante a projeção anterior de 2,5 bilhões de francos suíços.

Estratégia de Navrati

As medidas indicam que o novo executivo mantém a estratégia mais ampla de seu antecessor, que previa revisões e possíveis vendas de unidades com baixo desempenho.

“O mundo está mudando, e a Nestlé precisa mudar mais rapidamente”, afirmou Navratil, segundo informações da Bloomberg. “Isso incluirá a tomada de decisões difíceis, mas necessárias, para reduzir o número de funcionários.”

Relembre: Presidente do conselho da Nestlé deixará cargo

Nestlé anunciou nesta terça-feira (16) que o presidente do conselho de administração da empresa, Paul Bulcke, decidiu sair do cargo. Decisão foi tomada dias após a companhia demitir o presidente-executivo, Laurent Freixe, devido a uma investigação que revelou um relacionamento amoroso de Freixe com uma subordinada.

De acordo com a Reuters, via Investing.com, Buckle será substituído pelo vice-presidente do conselho, Pablo Isla, a partir de 1º de outubro. Ele deveria deixar o cargo apenas em abril de 2026.

Buckle e Isla foram os responsáveis por conduzir a investigação que terminou na demissão de Laurente Freixe. “Este é o momento certo para eu me afastar e acelerar a transição planejada”, disse Bulcke.

O Financial Times revelou na semana passada que os investidores da Nestlé haviam solicitado que Bulcke deixasse o cargo devido à saída de um segundo presidente-executivo em pouco mais de um ano.