Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A Nokia anunciou nesta sexta-feira (22) que vai investir US$ 4 bilhões nos EUA para ampliar sua capacidade de pesquisa, desenvolvimento e produção voltada à nova geração de conectividade apoiada por inteligência artificial. O movimento reforça o foco da companhia finlandesa em tecnologias críticas para o setor de telecomunicações.

Segundo a empresa, US$ 3,5 bilhões do total serão direcionados especificamente a projetos de P&D. O anúncio ocorre dias após a Nokia divulgar uma estratégia renovada, com ênfase na integração de IA e na simplificação de estruturas internas para acelerar inovação e eficiência operacional.

A fabricante mantém operações distribuídas por mais de uma dezena de unidades na América do Norte, incluindo o Bell Labs, em Nova Jersey, um dos centros de pesquisa mais relevantes do setor.

O avanço da empresa nos EUA também conversa com interesses geopolíticos. Em outubro, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, afirmou que a Nokia foi tema de sua reunião com o presidente norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca, em discussões sobre cooperação tecnológica.