Supercomputadores e IA

Nvidia anuncia investimento de US$ 500 bi nos EUA

A Nvidia é responsável pela produção do chip IA (Inteligência Artificial) de última geração, conhecido como Blackwell

Jensen Huang, CEO da Nvidia / Foto: Divulgação
Jensen Huang, CEO da Nvidia / Foto: Divulgação

A multinacional Nvidia afirmou nesta segunda-feira (14) que investirá até US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos EUA pelos próximos quatro anos através de parcerias de fabricação. A empresa está principalmente envolvida com produção de chips e supercomputadores.

Segundo informe da companhia, a produção em massa deve aumentar nos próximos 12 a 15 meses. “Adicionar a produção americana nos ajuda a atender melhor à incrível e crescente demanda por chips de IA e supercomputadores”, disse o CEO, Jensen Huang

A Nvidia é responsável pela produção do chip IA (Inteligência Artificial) de última geração, conhecido como Blackwell. A produção da peça começou em sua fábrica em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona.

A empresa sediada na Califórnia também está construindo fábricas para supercomputadores no Texas em parceria com a Foxconn e Wistron. Também houve acordo com a Amkor Technology e a Siliconware Precision Industries para operações de embalagem e teste no Arizona. 

Trump: tarifas sobre semicondutores ainda estão por vir 

Apesar de uma suspensão de tarifas por 90 dias, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o embargo sobre semicondutores será anunciado em breve. A afirmação foi veiculada no domingo (13) com o mandatário alegando que vai adicionar flexibilidade a algumas empresas do setor. 

A fala indica que a decisão do republicano de excluir smartphones  e computadores de suas tarifas recíprocas com a China estão vigentes apenas no curto prazo.  “Queríamos descomplicar isso para muitas outras empresas porque queremos fabricar nossos chips, semicondutores e outras coisas nos EUA” afirmou o presidente.

Segundo apurou  a agência Reuters, Trump negou a tese de que smartphones produzidos fora do país serão beneficiados com a medida, mas acrescentou que é preciso mostrar flexibilidade “Ninguém deve ser tão rígido assim”, completou. 

Ainda no domingo, o presidente anunciou uma investigação comercial de segurança nacional no setor de semicondutores. “Estamos analisando os semicondutores e toda a cadeia de oferta de produtos eletrônicos nas próximas investigações da Tarifa de Segurança Nacional”, publicou ele nas mídias sociais.